Microsoft e Yahoo ajustam parceria sobre mecanismos de buscas

Por Redação | 16.04.2015 às 18:24

A Microsoft e o Yahoo anunciaram um ajuste na parceria que ambas as companhias têm em seus serviços de busca. Com o novo texto, o Yahoo agora terá mais controle sobre como os resultados aparecem, tanto em ambiente desktop quanto móvel.

A parceria sobre os mecanismos de buscas tem o prazo de dez anos e foi oficializada em 2009 pelo ex-presiente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, e pela ex-presidente-executiva do Yahoo, Carol Bartz. O acordo, que tenta concorrer à altura com o Google, permite que as companhias façam ajustes ou encerrem as atividades conjuntas depois de cinco anos. No mês passado, ambas as empresas pediram mais 30 dias para renegociar o contrato.

Anteriormente, a Microsoft controlava como o motor de buscas Bing exibia os resultados nos sites do Yahoo acessados via PCs. Agora, o Yahoo terá mais controle sobre isso, tanto nos desktops quanto nos dispositivos móveis.

As vendas de anúncios do Bing, que antes eram de responsabilidade do Yahoo, passam a ser controladas pela Microsoft. Já o Yahoo continua administrando a publicidade do Gemini, sua plataforma de anúncios.

O acordo original incluía também uma partilha de receitas, em que a Microsoft pagava uma porcentagem dos anúncios do Bing entregues por meio das buscas do Yahoo. Isso continua valendo. Após o anúncio, as ações de ambas as empresas caíram ligeiramente nas negociações realizadas no final da manhã desta quinta-feira (16).

Via Re/code.

Fonte: http://recode.net/2015/04/16/microsoft-and-yahoo-amend-search-deal/