Microsoft anuncia aquisição da empresa de IoT Express Logic

Por Rafael Arbulu | 23 de Abril de 2019 às 09h11
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft novamente “tirou o escorpião do bolso” e anunciou a aquisição da startup Express Logic, focada no setor de Internet das Coisas (IoT). A empresa, que tem 23 anos de atuação no mercado, vinha desenvolvendo o que é conhecido por “Sistema Operacional de Tempo Real” (RTOS) para controle e gerenciamento de dispositivos que dão suporte ao conceito de hiperconectividade.

A Express Logic possui cerca de 6,2 bilhões de dispositivos conectados pelo seu sistema, tendo como público-alvo desenvolvedores de IoT e representantes industriais. A empresa desenvolve softwares middleware para esses profissionais, um fato que não escapou à Microsoft. Segundo Sam George, diretor de Azure IoT na empresa, há uma crescente demanda por esse tipo de serviço, o que justifica a transação.

“Essa popularidade pulverizada é criada pela demanda por tecnologia que traz suporte a ambientes de recursos fechados, especialmente aqueles que exigem segurança e confiabilidade”, ele disse no post que anunciou a aquisição.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Empresa adquirida pela Microsoft tem mais de 20 anos de atuação no setor de IoT

Segundo o analista da Constellation Research, Holger Miller, a compra da Express Logic traz mais credibilidade à Microsoft no setor de internet das coisas. “Essa é uma aquisição essencial para eles. No lado estratégico, a Microsoft está mostrando que leva a sério o investimento pesado em IUoT; no lado do produto, é um passo essencial para ingressar-se ao código de um RTOS popular”, disse ele ao Techcrunch.

O CEO da Express Logic, William E. Lamie, também comentou a transação por meio de um post no blog da empresa: “De imediato, nosso RTOS ThreadX e toda a tecnologia de suporte a ele, bem como o nosso talentoso time de engenharia, se junta à Microsoft. Isso complementa a atual e premiada oferta da empresa no espaço de microcontroladores”.

Os valores da aquisição não foram discutidos abertamente por nenhuma das empresas, entretanto a Microsoft anunciou um investimento de aproximadamente US$ 5 bilhões no setor de IoT em abril de 2018, que inclui uma série de produtos da linha Azure, como Azure Sphere, Azure Digital Twins, Azure IoT Edge, Azure Maps e Azure IoT Central. É seguro dizer que a aquisição da Express Logic é parte dessa empreitada.

Fonte: Techcrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.