Publicidade

Intel conclui aquisição de empresa especializada em condução autônoma

Por| 09 de Agosto de 2017 às 10h32

Link copiado!

Intel conclui aquisição de empresa especializada em condução autônoma
Intel conclui aquisição de empresa especializada em condução autônoma
Tudo sobre Intel

As gigantes da tecnologia estão cada vez mais de olho no mercado de veículos autônomos, e a Intel também não quer ficar de fora dessa mudança. A empresa norte-americana anunciou nesta terça-feira (8) a conclusão do negócio de aquisição da Mobileye, uma startup israelense especializada em tecnologia de veículos autônomos. O negócio de US$ 15,3 bilhões, a maior transação do gênero, dará à Intel 80% das ações da companhia, tornando a Mobileye uma divisão da especialista em processadores.

Com a aquisição, a Intel quer ir além da fabricação e do desenvolvimento de processadores, convertendo-se em uma fornecedora de tecnologias para o desenvolvimento da condução autônoma através da análise de dados, da aprendizagem de máquina e do mapeamento de sistemas avançados de assistência de dirigibilidade. Além disso, a gigante da tecnologia também estará mais próxima das fabricantes de veículos, visto que a Mobileye possui um bom relacionamento com as montadoras. No total, a companhia israelense conta com 27 fabricantes parceiras, incluindo empresas como Audi e BMW.

A Mobileye está sediada em Jerusalém sob o comando de seu cofundador Ammon Shashua, que tornou a empresa um player importante dentro do segmento de tecnologia de condução autônoma. Entre as tecnologias desenvolvidas pela Mobileye estão câmeras e sensores, bem como um sistema de crowdsourcing que coleta dados de veículos em circulação para criar mapas de alta precisão. Este último projeto deverá estar pronto até 2018 e irá aperfeiçoar os recursos de direção autônoma, melhorando o processo de tomada de decisão do sistema.

"É um desafio emocionante a nível de engenharia e uma grande oportunidade de crescimento para a Intel. Ainda mais emocionante é o potencial dos automóveis autônomos para transformar as indústrias, melhorar a sociedade e salvar milhões de vidas", afirmou em comunicado o CEO da Intel, Brian Krzanich. O executivo já havia declarado anteriormente que "o carro do futuro vai parecer muito mais com um servidor", deixando evidente que a Intel iria se especializar em gerenciar os dados que os veículos precisarão armazenar e compreender para tomar decisões.

Continua após a publicidade

Krzanich acredita que as empresas precisarão realizar investimentos em recursos de cibersegurança para garantir que os veículos autônomos não sofram ataques e possam funcionar de maneira confiável e segura. Além disso, ele espera que a aplicação da inteligência artificial também seja um fator-chave neste segmento, que, segundo o próprio, deve movimentar US$ 7 trilhões na economia global até 2050. "Estamos nos esforçando para entender como os dados serão trabalhados e como poderemos aplicar inteligência artificial", destacou.

Fonte: Intel