Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IBM compra empresa brasileira de software especializada em automação robótica

Por| 08 de Julho de 2020 às 09h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre IBM

A IBM anunciou nesta quarta-feira (08) que chegou a um acordo definitivo para adquirir a WDG Soluções Em Sistemas E Automação De Processos LTDA, também conhecida como WDG Automation. Trata-se de uma empresa brasileira de software especializada em automação robótica de processos (RPA – sigla para Robotic Process Automation). Os valores da operação não foram divulgados, sendo que a transação está sujeita a condições habituais de fechamento. É esperado que a conclusão aconteça no terceiro trimestre de 2020.

De acordo com a IBM, o objetivo da aquisição é amplia suas capacidades em automação com infusão de inteligência artificial, abrangendo desde processos de negócios a operações de TI. Ao incorporar as capacidades de RPA da WDG Automation às suas soluções existentes de automação com infusão de IA, os líderes de negócios, incluindo Chief Operating Officers (COOs) e Chief Information Officers (CIOs), terão maior acesso à automação inteligente por meio de robôs de software e que atendem desde os processos de negócio até as operações de TI.

A aquisição também ampliará as capacidades da divisão IBM Services para transformar as operações dos clientes. Isso porque, segundo a companhia, o RPA, a analítica e a IA trarão mais inteligência aos fluxos de trabalho empresariais que alimentam negócios adaptáveis e resilientes. Além disso, essas tecnologias ajudarão a expandir as capacidades da IBM em fornecer automação para toda a sua carteira de clientes.

Quem é e o que faz a WDG Automation?

Continua após a publicidade

Sediada na cidade de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, a WDG Automation é uma fornecedora de software de RPA, que também oferece soluções de Automação Inteligente, Resposta Interativa por Voz (IVR) e chatbots, principalmente para clientes na América Latina. A tecnologia da companhia foi projetada para usuários corporativos criarem automações usando um gravador de desktop sem a necessidade de TI. Esses robôs de software podem ser executados sob demanda pelo usuário final ou por um agendador automatizado.

“A automação é crucial na era digital, visto que as empresas precisam executar várias tarefas repetitivas ou rotineiras, para que os funcionários possam se concentrar na inovação", disse Robson Felix, fundador e CEO da WDG Automation. "Estou muito orgulhoso do papel que a WDG Automation desempenhou no mercado de RPA com uma plataforma unificada e integrada para ajudar as empresas no Brasil a aumentar sua produtividade".

A aquisição da WDG permitirá a IBM ampliar ainda mais as capacidades das ofertas IBM Cloud Pak no Red Hat OpenShift, começando com o Cloud Pak for Automation. A companhia integrará mais de 600 funções de RPA pré-criadas pela WDG Automation no Cloud Pak for Automation. Com isso, ela poderá oferecer soluções que transformam insights de IA em ações automatizadas.

“Unir forças com a IBM irá escalar nossas capacidades para um público mais amplo, ajudando empresas de todo o mundo a acelerar seu crescimento em suas jornadas de transformação de negócios,” complementou Kleber Rodrigues Junior, co-fundador da companhia brasileira.

Continua após a publicidade

Empresas baseadas em Inteligência Artificial

O investimento da IBM na WDG Automation também se dá pela necessidade cada vez maior de ter modelos de negócios baseados em Inteligência Artificial. Um estudo da consultoria IDC prevê que, até 2025, as empresas baseadas em IA terão um aumento de 100% na produtividade e no conhecimento dos trabalhadores, resultando em tempos de reação mais curtos, maior sucesso na inovação de produtos e satisfação do cliente. Isso porque, quando a automação com infusão de IA é aplicada a processos de negócios e operações de TI, pode ajudar a diminuir o tempo entre a identificação de um problema e a resposta.

Com a compra da WDG, o objetivo da IBM é oferecer soluções que permitirão aos seus clientes reprojetar, otimizar e padronizar operações com mais eficiência, eliminando processos de negócios e operações de TI que são redundantes ou desnecessários. Essa soluções estarão disponíveis através de IBM Services, onde as organizações poderão identificar oportunidades mais granulares para automação, incluindo tarefas com várias etapas. isso também ajudará a garantir que dados sejam usados de forma consistente e precisa em todas as ferramentas e funções de negócios, incluindo atendimento ao cliente, TI, finanças, RH e cadeia de suprimentos.

“A IBM já ajuda as empresas a automatizar a aplicação de IA aos processos de negócios e operações de TI, para que as empresas possam detectar oportunidades e problemas e recomendar as próximas etapas e soluções”, disse Denis Kennelly, gerente geral de Cloud Integration, IBM Cloud and Cognitive Software. "Com o anúncio de hoje, a IBM está dando um passo adiante e ajudando os clientes a acelerar a automação em mais partes da organização, não apenas na rotina, mas em tarefas mais complexas para que os funcionários possam se concentrar em trabalhos de maior valor".

Continua após a publicidade

IBM Cloud Pak for Automation

Uma das soluções da IBM que mais se beneficiarão das tecnologias da WDG é o IBM Cloud Pak for Automation - conjunto de soluções para a automatização, baseado na tecnologia de kubernetes. Disponível em qualquer nuvem pública, privada ou on-premises, a platafroma oferece um único conjunto de software e serviços de automação com infusão de IA, incluindo captura de dados, orquestração de fluxo de trabalho, gerenciamento de decisão, monitoramento e relatórios. A plataforma ajuda as empresas a projetar, construir e executar processos de negócios e operações de TI automatizados de forma mais inteligente.

A partir da integração das tecnologias da WDG Automation com o IBM Cloud Pak for Automation, a IBM afirma que seus clientes poderão identificar rapidamente oportunidades mais granulares de automação, acelerar a implantação de bots e otimizar mais fluxos de trabalho de ponta a ponta. Por exemplo, durante o processamento de faturas, os recursos de mineração de cliques da WDG Automation podem ajudar a priorizar a aplicação de RPA com scripts pré-construídos pela WDG Automation, integrados ao Cloud Pak for Automation, e podem ser implementados de forma mais rápida e mais inteligente com IA. Empresas como Banco Galicia, ENN Group na China e PNC Bank nos Estados Unidos, além de várias entidades governamentais no Qatar, e UK NHS Blook and Transplant, já estão usando a plataforma para digitalizar e automatizar tarefas.

Continua após a publicidade

Outros produtos

Além das operações comerciais, a IBM planeja integrar o RPA da WDG Automation em suas capacidades de automação de operações de TI, especificamente o Watson AIOps e o Cloud Pak for Multicloud Management. O primeiro, por exemplo, automatiza a forma como os CIOs auto-detectam, diagnosticam e respondem a anomalias de TI em tempo real. O RPA pode ajudar a fechar o ciclo e garantir dados consistentes em todas as ferramentas que se conectam ao Watson AIOps. Isso pode aumentar a qualidade dos dados e melhorar a precisão da IA, bem como a produtividade dos engenheiros envolvidos.

O investimento da IBM em automação com infusão de IA também tem o objetivo de melhorar os fluxos de trabalho que conduzem as operações em uma organização. Por meio do IBM Services, a ideia é oferecer prototipagem rápida, dimensionamento veloz e gerenciamento de operações digitais para processos de negócios e operações de TI. Por exemplo, em um processo de aquisição de pagamento, o mecanismo de fluxo de trabalho determina que a melhor maneira de lidar com certos tipos de faturas é encaminhá-las para o bot. Esses fluxos de trabalho inteligentes reduzem o tempo de resposta e economizam tempo para que o responsável por processar as faturas possa se concentrar em outras tarefas, automatizando todo o processo de requisição, compra, recebimento, pagamento e contabilização de bens e serviços.

A tecnologia da WDG Automation se unirá à organização de IBM Cloud Integration e estará disponível através de IBM Cloud Pak for Automation on-premises e em ambientes de nuvem pública ou privada.