Publicidade

Hyundai firma parceria com Cisco para desenvolvimento de carros inteligentes

Por| 19 de Abril de 2016 às 11h00

Link copiado!

Hyundai
Hyundai
Tudo sobre Cisco

A Hyundai Motor é o nome mais recente da indústria automobilística a firmar parceria com uma empresa de tecnologia computacional, seguindo a tendência de desenvolver carros cada vez mais interconectados. Em anúncio recente de colaboração com a Cisco Systems, a fabricante sul-coreana evidenciou a oportunidade de “dar um passo” rumo a “novos paradigmas de mobilidade”.

A nova aliança acontece em um bom momento, pouco depois da montadora revelar seus planos de longo prazo para a criação de carros cada vez mais autônomos. Movimento semelhante foi levado a cabo também pela Toyota, com sua parceria de cinco anos com a Microsoft, e pela General Motors, que recentemente comprou a Cruise, startup focada em automação veicular, numa transação que envolveu US$ 1 bilhão.

Internet móvel e tecnologias de segurança

Conforme revelou o site FT, a aliança firmada entre Cisco e Hyundai concentra uma grande variedade de metas de interconexão por parte da montadora sul-coreana. Em pauta, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias com internet veicular, pesquisa de Big Data e tecnologias de segurança online.

Continua após a publicidade

“É uma área que as fabricantes multinacionais de carros não podem ignorar, porque crescimentos futuros virão de inovações tecnológicas e de serviços como esses”, disse o analista da Daiwa Securities, Chung Sung-yop, em entrevista ao referido site.

A oportunidade é frisada também pela própria companhia. “Essa colaboração será a chance de trazer para mais perto o futuro de carros conectados e de paradigmas de uma nova mobilidade liderado pela Hyundai Motor”, afirmou o vice-presidente da companhia, Chung Eui-sun.

Novas tecnologias para uma retomada financeira

Continua após a publicidade

Embora conste atualmente como a segunda companhia automobilística detentora de mais patentes tecnológicas – ficando atrás apenas da japonesa Toyota -, a Hyundai busca em sua extensiva reinvenção tecnológica um receituário para retomar o crescimento. Ao final do ano passado, a montadora relatou seus lucros mais baixos em cinco anos, algo fortemente ligado à retração da economia chinesa, atualmente o maior mercado de carros do planeta.

Segundo analistas, os números devem se revelar igualmente modestos para o primeiro trimestre de 2016, sobretudo quando se considera o aumento considerável nos estoques da companhia e seus vários incentivos promocionais de venda.

De fato, a montadora revelou uma queda de 6,4% nas remessas de veículos entre os meses de janeiro e março. Não obstante, o presidente Chung Mong-koo acredita que tanto a Hyundai quanto sua afilhada, a Kia Motors, ainda serão capazes de bater suas metas anuais de vendas. Juntas, as companhias ocupam o quinto lugar global em vendas – com projeção de crescimento de 1,5% para este ano, em comparação a um crescimento previsto de 2,9% para o setor como um todo.

Continua após a publicidade

No que se refere à China, em particular, a diminuição do poder aquisitivo levou a população a optar por modelos de fabricação nacional, consideravelmente mais baratos. Analistas apostam, entretanto, que a recuperação das economias emergentes e também uma recente linha mais focada em SUVs podem impulsionar os números da Hyundai para o segundo trimestre de 2016.

Fonte: FT