Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo francês aumenta pressão sobre taxação sobre empresa digitais

Por| 24 de Agosto de 2019 às 16h30

Link copiado!

GNU Free Documentation License
GNU Free Documentation License

O governo da França está pressionando a União Europeia para a criação de uma taxa única sobre serviços digitais. O presidente Emmanuel Macron deve ter uma reunião com líderes do G7 para implantação da tarifa, convencendo outros grandes países a aderirem a medida.

A chamada “taxa digital” é uma cobrança sobre empresas que atuam no país, mas que não computam suas receitas por lá. Atualmente, gigantes como Facebook, Google e Amazon podem contabilizar lucros obtidos na região em quaisquer países com menor tributação, como Irlanda e Luxemburgo.

A França já adotou a taxa, cobrando uma fatia de 3% sobre a receita para empresas de serviços digitais. Caem neste corte, companhias que registrem renda acima de €$ 25 milhões na França ou €$ 750 milhões em todo mundo.

Atualmente, outros países como a Espanha, Itália, Áustria e Reino Unido também já se mostraram interessados no mesmo movimento. Os governos contrários a isso, claro, são exatamente Irlanda e Luxemburgo, os quais se beneficiam da brecha financeira atualmente.

Continua após a publicidade

Oposição

Um dos principais entraves para convencer outros países a adotarem a mesma medida é o governo norte-americano. O presidente Donald Trump já chamou de “bobagem” a tarifa proposta por Macron.

Além disso, ele também já informou que, caso a França insista na ideia, os EUA podem elevar o imposto sobre importações de vinhos. Representantes do comércio do país norte-americano também já iniciaram movimentações para analisar se a taxa não configura uma penalização sobre empresas pelo seu sucesso comercial.

Tais países da União Europeia podem ter taxas abaixo de outros exatamente como uma medida para atrair investimentos e balancear a disparidade financeira entre os membros do bloco.

Continua após a publicidade

A reunião do G7 vai acontecer este final de semana, em Biarritz, na França.

Fonte: Reuters