Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google movimenta R$ 41 bi no Brasil em 2018 com empurrãozinho de empreendedores

Por| 18 de Março de 2019 às 23h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

A Google movimentou R$ 41 bilhões em atividade econômica no Brasil em 2018. O montante é resultado do acumulado com as ferramentas de busca e publicidade da empresa.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (18) no Relatório de Impacto Econômico no Brasil. Por aqui, mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos utilizaram as ferramentas da Google.

O empreendedor Norival, conhecido como Juca Ygarapé, foi um deles. Com a ferramenta de publicidade da Google, ele conseguiu dar mais visibilidade ao seu negócio. Morador de Bonito, no Mato Grosso do Sul, ele passou a atuar como um guia informal dos amigos que deixavam a cidade para estudar e voltavam nas férias.

Como morava na região desde criança, Juca conhecia o local tão bem quanto a palma de sua mão. Entre os amigos, seus passeios eram um sucesso e, em pouco tempo, ele decidiu abrir uma empresa de turismo, a Ygarapé Tour, que está há 25 anos no mercado.

Continua após a publicidade

Na época, ele utilizava o YouTube para postar filmagens embaixo d'água. “O Google Ads nos colocou no mapa do turismo de Bonito, para o Brasil e o mundo", contou o empreendedor.

Com a tecnologia, a Ygarapé Tour também deixou de depender do movimento de clientes no balcão da loja e de períodos sazonais.

A metodologia do relatório da Google foi criada pelo economista-chefe da empresa, Hal Varian. Ele fez uma estimativa do impacto econômico da Google no país baseado no retorno do investimento dos clientes ao anunciar na plataforma, além da receita gerada pela plataforma AdSense, utilizada por publishers, e nos créditos oferecidos a organizações não-governamentais por meio do Google Ad Grants.

Continua após a publicidade

"A Google também é uma empresa de publicidade. Geramos a maior parte da nossa receita através de anúncios que mostramos ao lado dos resultados da busca, em nossos outros sites e nos sites de nossos parceiros", explicou a empresa em comunicado.

A Google está presente no Brasil desde 2005. O país é um dos cinco maiores mercados da empresa para oito plataformas com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Gmail e Drive.

O Brasil também é o único país no mundo a possuir cinco instalações diferentes da Google: um escritório de negócios (SP), um centro de engenharia (BH), um Google for Startups Campus (SP), um Partner Plex (SP) e um YouTube Space (RJ). Nesses locais, mais de 800 pessoas são empregadas diretamente.

No parâmetro global, a Google levou 100 bilhões de visitas a sites de empresas por mês e criou mais de 3 bilhões de conexões diretas, como ligações e reservas online, no mesmo período.