Gartner afirma que IoT representa oportunidades e riscos aos negócios

Por Redação | 23.04.2015 às 07:39

O Gartner acredita que a Internet das Coisas (IoT) representa diversos usos e tecnologias que podem resultar tanto em oportunidades quanto em riscos sem precedentes para as empresas e seus negócios. A consultoria também diz que a chave para a gestão de ameaças e o pleno aproveitamento das oportunidades é o estabelecimento de uma estratégia de arquitetura da Internet das Coisas.

Para o diretor de pesquisas da empresa, Mike Walker, "os arquitetos corporativos têm grande possibilidade de se posicionar no coração dos negócios digitais". Ele ainda comenta que "essa pode ser a forma de consolidar um centro de competência empresarial que explore o modo como a Internet das Coisas cria avanços inovadores para modelos de negócios, produtos e serviços da organização por meio da experimentação rápida", finaliza.

Walker também identificou algumas tendências que fazem a IoT ser particularmente relevante para a arquitetura empresarial como uma disciplina, que conduz um negócio para um resultado estratégico específico: a informação de tudo, a mudança da "coisa" para a composição, a convergência e negócios de níveis próximos.

Mais informações sobre a pesquisa estão no site do Gartner.