Ford quer fabricar carros autônomos em massa até 2021

Por Redação | 16 de Agosto de 2016 às 18h27

A Ford pretende fabricar em massa carros autônomos sem volantes até 2021, de acordo com o presidente da montadora Mark Fields. Segundo o executivo, a Ford está trabalhando na fabricação de carros de nível 4 (apenas um nível abaixo do sistema completamente autônomo) e está investindo no desenvolvimento de um componente chave para carros que podem se locomover sem volantes e sem pedais.

"A próxima década será conhecida pela automação dos carros, e nós vemos o impacto dos autônomos como sendo tão importante quanto a linha de montagem da Ford há 100 anos", explicou Fields. "Estamos nos dedicando em colocar nas ruas veículos autônomos que podem melhorar a segurança e resolver desafios sociais e ambientais para milhões de pessoas – não só para quem pode pagar por carros de luxo".

Apesar de não revelar muitos detalhes sobre o seu projeto, a Ford afirma que em 5 anos os modelos autônomos passarão a ser produzidos em grande escala para comercialização e serão voltados inicialmente ao compartilhamento, funcionando como uma espécie de "robô-táxi". O presidente da Ford acredita que a experiência de transporte compartilhado será a principal fonte de receitas para seus veículos autônomos no início da próxima década.

Atualmente, a Ford trabalha em conjunto com o Baidu, e juntos investiram US$ 150 milhões na Velodyne, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia fundamental para os carros autônomos. "Todas as opções estão sobre a mesa. Há algumas coisas que vamos fazer por conta própria, outras faremos em parceria com outros", explicou Fields.

Os investimentos são direcionados a pesquisa, mapeamento 3D, radares e sensores, alguns baseados em laser. Fields também revelou que a Ford está dobrando o tamanho de sua equipe de pesquisa no Vale do Silício, em Palo Alto. A intenção é que mais de 300 funcionários trabalhem exclusivamente dedicados aos projetos de direção autônoma da companhia. Como parceira da Ford, o Baidu também anunciou recentemente uma equipe que trabalharia com foco no desenvolvimento de tecnologias de robótica, aprendizagem automática e visão computacional.

Via Recode

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.