Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk terá acesso à "caixa preta" de dados do Twitter, diz jornal

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Junho de 2022 às 14h20

Link copiado!

Creative Commons/Duncan Hill
Creative Commons/Duncan Hill
Elon Musk

Depois de muita polêmica, Elon Musk finalmente deverá ter acesso aos dados de clientes do Twitter que, segundo ele, são necessários para saber se as estimativas de bots de spam da rede social são precisas. Segundo o Washington Post, a empresa planeja atender à demanda do bilionário, que fez oferta de US$ 44 bilhões (R$ 215 bilhões) para comprá-la em abril.

A reportagem do jornal diz que Musk acessará a "mangueira de incêndio" completa do Twitter — isto é, um fluxo de dados de mais de 500 milhões de tuítes publicados todos os dias — de acordo com uma pessoa próxima da empresa, que falou sob a condição de anonimato.

O portal Ars Technica procurou o Twitter, que se recusou a comentar sobre o relatório, mas reforçou a declaração de segunda-feira (6) de que "o Twitter tem e continuará a compartilhar informações cooperativamente com o sr. Musk para consumar a transação de acordo com os termos do acordo de fusão" — a mesma dita quando o magnata continuou ameaçando sair do acordo se não obtivesse os dados e acusando o Twitter de violar o acordo fechado em abril.

Continua após a publicidade

O Twitter poderá fornecer os dados a Musk "já nesta semana", segundo o Post. "Atualmente, cerca de duas dezenas de empresas pagam pelo acesso ao 'tesouro', que é não apenas um registro em tempo real de tuítes, mas os dispositivos de onde eles tuitam, bem como informações sobre as contas que tuitam."

A oferta de Musk para comprar o Twitter dispensou "diligência prévia de negócios", ou seja, não seria preciso investigação para avaliar os riscos da transação. Mas ele defendeu que a plataforma deve fornecer os dados solicitados por causa de uma cláusula no acordo de fusão, que daria a ele direito a informações "para qualquer finalidade comercial razoável relacionada à consumação da transação".

Twitter x Elon Musk: a polêmica conta de bots

Continua após a publicidade

O Twitter estima que são spam ou falsos menos de 5% das contas ativas diárias monetizáveis — nome dado a pessoas que usam o site todos os dias e podem ver anúncios, além de postar tuítes próprios ou visualizar os de outras pessoas.

Musk diz que a estimativa do Twitter está errada, mas suas afirmações são baseadas em diferentes tipos de cálculos, como o número de bots entre todas as contas do Twitter (esteja ativas ou não) ou o número de bots entre contas que postam tuítes todos os dias.

Isso gerou bate-boca público entre o dono da Tesla e SpaceX e o atual CEO do Twitter, Parag Agrawal, que fez um fio dizendo que a sugestão de Musk para medir bots com uma amostra aleatória de 100 contas não funcionaria. Musk respondeu primeiro com um emoji de cocô. Segundo, perguntou "Então, como os anunciantes sabem o que estão recebendo pelo seu dinheiro? Isso é fundamental para a saúde financeira do Twitter".

Fonte: Ars Technica