DocYouSign quer expandir uso de assinaturas eletrônicas com portal para devs

Por Rafael Romer | 04.05.2016 às 11:01 - atualizado em 04.05.2016 às 11:38

Não importa o quão avançado seja o nível de digitalização e automação dentro de uma empresa, sempre há grandes chances de, na hora de fechar um negócio, uma assinatura manual em papel ainda ser necessária para garantir a transação.

Para combater essa burocracia para o processamento de documentos físicos e ampliar o uso de assinaturas digitais entre organizações, a aposta mais recente da empresa global de assinatura de documentos digitais DocYouSign é o lançamento de uma nova plataforma voltada para desenvolvedores, que deve facilitar o acesso às ferramentas fornecidas pela empresa.

Apelidado de Developer Center, o portal foi apresentado oficialmente em março e permite que desenvolvedores tenham acesso gratuito a todas ferramentas, recursos e APIs da DocYouSign para experimentação. Além disso, a plataforma também traz tutoriais de desenvolvimento e um sistema interno de sandbox, que permite que empresas realizem testes com suas aplicações em ambiente controlado antes de confirmar a aquisição das APIs da empresa.

Com o lançamento da plataforma online, a DocYouSign espera que o acesso simplificado às suas ferramentas estimule mais desenvolvedores a experimentarem suas tecnologias de forma independente para a integração de assinaturas digitais em sistemas e aplicativos corporativos.

"A expectativa é abrir a plataforma da DocYouSign de uma forma muito mais ampla, para que seja criada uma comunidade de desenvolvedores fieis à empresa", comentou ao Canaltech Marco Américo, vice-presidente de Operações para a América Latina da DocYouSign. "A principal ideia é que tudo seja feito online e hands free".

A empresa aposta que a assinatura eletrônica de documentos é uma das próximas fronteiras essenciais para organizações que buscam implementar jornadas de transformação digital. Segundo estimativas da própria DocYouSign, atualmente, um contrato de venda formalizado por completo no papel leva, em média, de duas a três semanas para ser concluído - quando digitalizado, os processos passam a ser formalizados em até 24 horas.

A plataforma foi lançada globalmente e, até o momento, é completamente em inglês, mas há expectativas de que uma versão localizada em português chegue por aqui. A DocYouSign não abre seus números sobre os mercados da América Latina e Brasil, mas estima que a plataforma ajude a saltar as atuais 100 milhões de transações anuais registradas em 2015 para mais de 200 milhões de transações neste ano. Globalmente, a empresa tem hoje mais de 225 mil consumidores e 85 milhões de usuários, que geram cerca de 950 mil transações por dia.