Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Divisão de hardware da Google pode estar em risco

Por| 13 de Março de 2019 às 10h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

Pelo jeito, as coisas não andam muito tranquilas no setor de hardware da Google. De acordo com fontes internas, a empresa removeu algumas dezenas de funcionários de seu time “Create”, a divisão interna da companhia responsável pelo desenvolvimento de tablets e notebooks, tornando incerto o futuro do desenvolvimento desses equipamentos.

Entre os empregados remanejados estão diversos profissionais especialistas, como engenheiros de hardware, gerentes de programação e programadores. Essas fontes ainda afirmam que diversos projetos em andamento foram cancelados (embora nenhum dos próximos lançamentos da divisão tenha sido afetado, apenas projetos de longo prazo) e que esses profissionais removidos foram instruídos a encontrarem outro serviço dentro da própria Google ou da Alphabet, o que dá a entender que a empresa possui um plano concreto de acabar com a divisão.

Apesar disso, ainda é cedo para afirmar qualquer coisa. Afinal, ainda que tenha pedido para esses funcionários encontrarem outro serviço, a Google deixou claro que seria de forma temporária, então pode ser que a empresa esteja apenas reavaliando o setor para decidir se vale a pena continuar investindo nele (por exemplo, se os próximos lançamentos forem um sucesso) e ter a segurança de que, caso decida por aumentar o investimento, tenha garantias de que já terá funcionários capacitados para a área e não precisará contratar novos.

Desde que contratou Rick Osterloh para chefiar uma nova divisão de hardware em 2016, a Google tem defendido que a divisão “veio pra ficar” e que ela está investindo sério na produção de hardwares feitos especificamente para seus programas. Mas, desde sua criação, a divisão tem fechado todos os anos no prejuízo devido a produtos como o Pixel C e o Pixel Slate terem se destacado muito pouco no mercado. A exceção fica por conta do Pixelbook, mas o aparelho caiu nas graças do público devido ao preço e não às especificações.

Continua após a publicidade

Tais fontes ainda afirmam que, desde que esses produtos não tiveram o sucesso esperado, há uma pressão cada vez maior para que a divisão se torne um “negócio de verdade” (ou seja, algo lucrativo). Por enquanto, a Google se recusou a comentar sobre os remanejamentos, mas sabe-se que diversos desses funcionários estão encontrando vagas na divisão de smartphones Pixel.

Fonte: Business Insider