De olho no Open Banking, Mastercard compra empresa especializada em dados

Por Rui Maciel | 23 de Junho de 2020 às 14h15
Tudo sobre

MasterCard

Saiba tudo sobre MasterCard

Ver mais

A MasterCard anunciou nesta terça-feira (23) a compra da Finicity, uma empresa de tecnologia que auxilia os bancos a compartilhar dados de clientes com outras companhias financeiras. O valor da operação está estimado em US$ 825 milhões, sendo que os acionistas da Finicity podem ainda ganhar mais US$ 160 milhões, caso metas de desempenho sejam cumpridas.

Essa aquisição da Mastercard - hoje a segunda maior processadora de pagamentos do mundo - tem um alvo definido: o emergente mercado de Open Banking, que começa a ganhar o mundo. A Finicity ajudará a administradora de cartões a fortalecer seus serviços bancários abertos.

A partir das plataformas open banking, os clientes poderão escolher como e onde instituições terceiras, como fintechs e outros bancos, podem acessar suas informações para processar pagamentos em seu nome ou oferecer serviços de gerenciamento de suas finanças.

No passado, a Finicity já realizou parcerias com instituições financeiras do porte da Wells Fargo & Co, Fidelity Investments, Capital One Financial Corp e JPMorgan Chase. A Mastercard também acrescentou que não espera que estas parcerias sejam um empecilho para seus negócios por mais de dois anos.

“O sistema bancário aberto é uma tendência global crescente e um espaço estrategicamente importante para nós. Com a adição do Finicity, esperamos não apenas avançar nossa estratégia de open banking, mas aprimorar como suportamos e aceleramos a economia digital de hoje em vários mercados ”, disse Michael Miebach, presidente da Mastercard. “A Finicity possui um negócio comprovado, construído em parcerias com milhares de bancos e fintechs, semelhantes a nós. A Finicity também compartilha nosso compromisso com práticas de dados centradas no consumidor, garantindo que os consumidores tenham uma opinião sobre como e onde suas informações devem ser usadas. É através do uso de APIs bancárias abertas da próxima geração e aprovações claras dos consumidores que essas informações financeiras podem oferecer processos simplificados de empréstimos e hipotecas, início rápido de pagamentos com base em contas e soluções de gerenciamento financeiro pessoal ”.

Estratégia

Em comunicado, a Mastercard detalhou a sua fundamentação estratégica com a compra da Finicity:

Avanço da Mastercard como um forte parceiro bancário aberto para Fintechs e outras instituições financeiras

A tecnologia da Finicity e os funcionários dedicados aprimorarão as soluções bancárias abertas existentes da Mastercard, permitindo que elas se expandam na América do Norte e em outras regiões importantes. Hoje, os serviços bancários abertos da Mastercard na Europa possuem conexões com mais de 1.800 instituições financeiras. Com uma conexão direta com o ecossistema bancário, de empréstimos e de gerenciamento de patrimônio da América do Norte, a Mastercard ampliará o alcance da Finicity para ser um parceiro único para qualquer consumidor, banco, comerciante, fintech ou governo, pagamento e necessidades bancárias abertas.

Fortalecimento das capacidades e ofertas para consumidores e empresas

Após a conclusão da aquisição entre as duas empresas, a tecnologia e a experiência existentes da Mastercard, combinadas com as novas plataformas de análise da Finicity, ajudarão a otimizar o processo de decisão de crédito para consumidores e pequenas empresas. Além disso, a integração das ferramentas de verificação do proprietário da conta da Finicity, aos recursos da nova plataforma de pagamento da Mastercard, proporcionará uma experiência aprimorada de pagamentos em tempo real para consumidores, comerciantes e empresas.

Aumento do compromisso com práticas de dados responsáveis

A Finicity compartilha o compromisso da Mastercard com práticas seguras e protegidas de dados, centradas no indivíduo. Os co-fundadores da Finicity têm desempenhado um papel crítico no avanço da discussão das melhores práticas em vários setores. Segundo seus criadores, a Finicity tem um forte compromisso de oferecer as melhores práticas de gerenciamento de dados da classe, através de parcerias com bancos e seus clientes, para garantir que a conectividade segura seja estabelecida.

"Desde a nossa fundação, Nick Thomas e eu nos concentramos no desenvolvimento de tecnologia líder do setor e na construção de uma organização que capacita consumidores e organizações a entender, gerenciar e usar seus dados financeiros para melhorar sua vida financeira", disse Steve Smith, CEO e co-fundador da Finicity. “Permitir que as pessoas acessem e controlem seus dados, garantindo as melhores práticas para protegê-los, continuará impulsionando uma tremenda inovação que aumenta a alfabetização financeira, a inclusão e a saúde. Essa parceria com a Mastercard nos ajuda a acelerar essa missão globalmente. ”

A previsão é de que os trâmites operacionais do acordo seja fechada até o final do ano.

Fonte: Businesswire/ Reuters  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.