Cuba inaugura sua primeira fábrica de computadores

Por Redação | 27 de Dezembro de 2016 às 14h37
photo_camera Reprodução

Cuba inaugurou na última sexta-feira (23) sua primeira fábrica nacional de computadores, parte dos esforços do governo do país para promover a adoção de tecnologia e a inclusão digital na ilha.

De acordo com a televisão estatal do país, a fábrica – também estatal – terá capacidade de produção de 120 mil dispositivos por ano, focando na construção de tablets de 8 e 10 polegadas e laptops com processadores Intel i3, Celeron e i5 de sexta geração.

A fábrica de hardware será operada em parceria com a gigante chinesa Haier, que também ficará responsável pelo treinamento, equipamentos e tecnologias aplicados na planta.
Além disso, a Universidade de Ciência da Computação local trabalhará no desenvolvimento do sistema operacional e aplicações nativas que serão embarcadas nas máquinas.

Mesmo com o embargo norte-americano ainda vigente, Cuba tem estimulado seu desenvolvimento tecnológico nos últimos meses, principalmente durante a recente reaproximação entre o país e os Estados Unidos – um processo iniciado pelo governo de Barack Obama em 2014.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!