5 dicas para abrir um negócio de sucesso

Por Redação

Muitas pessoas se questionam sobre como ter uma ideia inovadora, mas geralmente essas são as mesmas que se esquecem de que, muitas vezes, as melhores soluções aparecem a partir de problemas comuns. Pensando nisso, Andy Lark, chefe do setor de Marketing da Xero, elaborou um plano com cinco estratégias simples para que qualquer empreendedor possa ter melhores resultados.

A ideia é que cada uma delas seja executada ao menos durante uma hora por semana, criando uma verdadeira rotina de inspiração e de disciplina para a maturação das ideias.

1. Não espere por uma ideia mirabolante

É bastante comum que empreendedores em potencial fiquem paralisados imaginando uma ideia completamente inovadora para o seu negócio. E é aí que o perigo mora, afinal a paralisia pode acabar por fazer com que você desperdice tempo e energia em algo que pode não ser vantajoso.

De acordo com o executivo, diversas empresas de sucesso foram criadas a partir de ideias já existentes, sendo o seu diferencial questões simples, como preço, experiência no serviço prestado ou a localização. Dessa forma, ideias que surgem no cotidiano, comentários de amigos e visões simples podem funcionar muito bem. O importante é que o empreendimento solucione problemas reais de seu público-alvo, e para isso não é necessário criar algo completamente novo.

2. Mantenha uma lista atualizada de ideias

Pensar e prestar atenção nos problemas que você mesmo passa no dia a dia pode ser uma verdadeira fonte de inspiração. Observar empresas que não parecem adequadas aos novos moldes de necessidades de clientes, que estão o tempo inteiro conectados à rede, também é uma boa pedida. Segundo Lark, ainda há amplo espaço e oportunidade para quem deseja construir ofertas de serviços baseados na nuvem, o que elimina a necessidade de construir um espaço físico para o seu negócio.

Utilize algum aplicativo, ou mesmo aquele velho caderno, para anotar todo tipo de observação. Acompanhe o que poderia ser feito para melhorar alguma marca ou a empresa de algum conhecido. Atualize a lista ao menos uma vez por semana.

3. Concentre-se em soluções básicas

Os momentos de insatisfação e dúvidas se apresentam enquanto incríveis potenciais para novas oportunidades de negócios. Assim, não é necessário oferecer algo que você acredita que os outros deveriam experimentar, mas sim coisas que as pessoas realmente precisam. O executivo exemplifica esse ponto de uma maneira bastante simplificada.

O Uber, por exemplo, resolve uma questão cotidiana (necessidade de pegar um táxi) de forma simples (não é necessário ir à rua ou telefonar para uma central, correndo-se o risco de não ter carros disponíveis). A solução é clara e totalmente eficiente.

4. Separe um tempo para a reflexão

Raríssimas pessoas separam uma hora por semana para pensar. Parece simples, certo? E de fato é. Basta disciplina para que novas ideias sejam geradas. Durante esse período, é interessante ler artigos, fazer pesquisas, escrever e até mesmo ouvir histórias inspiradoras.

Guardar toda a inspiração e as ideias em uma pasta auxilia na organização dos objetivos. Voltar a anotações antigas pode ser surpreendentemente útil, já que olhar para determinada ideia e se sentir apaixonado por ela pode fazer toda a diferença na hora de começar um novo negócio. É a paixão que dá força para enfrentar os momentos difíceis que haverá no caminho, então se você não sentir o coração bater mais forte, vale arquivar a ideia.

5. Mantenha o foco em seu próprio contexto e objetivos de vida

É importante que o seu negócio tenha a ver com o seu próprio estilo de vida e com o mundo que está a sua volta. A sua empresa deve estar alinhada com a sua vida para que ela faça sentido para você. O seu próprio sentido de vida pode lhe orientar a soluções que beneficiem milhares de outras pessoas.

Para esclarecer a importância dessa questão, Andy Lark fala sobre uma cliente da Xero que cresceu cansada da corrida dos ratos das grandes cidades. Motivada pela sua falta de vontade de trabalhar para alguém, exausta do trânsito e dos altos preços dos imóveis, ela acabou criando uma empresa que oferece serviços de escrituração e contabilidade nas praias de Bali. Problemas resolvidos, concorda?

Independentemente de sua escolha, é fundamental ter a consciência de que a corrida para o sucesso não é fácil, mas é possível. Muitas vezes dar o primeiro passo já faz toda a diferença, e começar tirando um tempo da semana para colocar as dicas do executivo em prática pode ser de grande auxílio para o seu novo negócio.

Fonte: Fortune