Publicidade

Compra da Fitbit pela Google está sendo analisada em processo antitruste

Por| 11 de Dezembro de 2019 às 10h45

Link copiado!

(Foto: Sarah Tew/CNET)
(Foto: Sarah Tew/CNET)
Tudo sobre Google

A Google comprou a Fitbit no último mês em um acordo de US$ 2,1 bilhões. Contudo, a aquisição vai enfrentar o escrutínio do Departamento de Justiça dos EUA, caso a entidade entenda que a aquisição se configura em uma prática de truste, ou seja, a fusão de empresas que poderia levar ao monopólio de um determinado setor.

Por conta disso, as duas empresas precisam enviar documentos para o Departamento de Justiça e o Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador do mercado no país. Geralmente, só o FTC é quem analisa casos deste tipo, mas o órgão pediu para entrar no caso, já que o escopo faz parte de investigações antitrust do governo.

A Google comprou a Fitbit interessada em expandir seus negócios relacionados a aparelhos vestíveis. A companhia adquirida é especializada em pulseiras e relógios inteligentes para levantar dados de hábitos de saúde dos usuários.

Apesar disso, a negociação não coloca a Google nem perto de dominar o setor. A Apple, segundo dados do IDC, é líder do mercado de vestíveis com 35% do market share. A Fitbit configura um quinto lugar apenas.

Continua após a publicidade

Procurada pelo New York Post, a Google disse que considera comum que governo faça este tipo de análise quando há uma fusão de companhias e não entende como uma ameaça a seus negócios.

A expectativa é de que o negócio entre as duas seja legalmente aprovado em 2020, depois de análises jurídicas.

Fonte: NY Post