Com melhora, Brasil mantém posição em ranking de conectividade

Por Redação | 12 de Abril de 2016 às 22h50

Em relatório divulgado ontem (11) durante encontro mundial de analistas, o Brasil foi apontado como 30º colocado em desenvolvimento na área de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC). O ranking faz parte de um estudo que avalia os 50 países mais avançados no setor.

O documento, que foi divulgado pela Huawei, traz o terceiro Índice Global de Conectividade e mostra que o Brasil teve crescimento de 5% em relação a 2015. A manutenção da colocação é atribuída no balanço ao Plano Nacional de Banda Larga e ao programa Banda Larga para Todos.

INTERNET

O primeiro colocado do ranking são os Estados Unidos, que tiveram nota 74. Já o Brasil acumulou 39 pontos no índice. As melhores performances, que conseguiram se aproximar do desempenho americano, foram: adesão de Banda Larga Móvel, em que os dois tiraram nota 10; e investimento em TIC, em que o Brasil teve nota 7 e os EUA 8. A legislação brasileira recebeu 6 enquanto os americanos receberam 8.

Embora o relatório destaque que por aqui as empresas do ramo tenham adotado bem a computação em nuvem, o quesito investimento em nuvem tirou apenas 2, mas foi nota 10 do país de Obama. Eles também receberam 10 em investimentos, desenvolvimento e adoção de data centers, outra deficiência brasileira, que mereceu apenas 3.

O estudo destaca ainda que o desenvolvimento da infraestrutura digital de um país tem forte influência no PIB por contribuir na eficiência dos processos de empresas, governos e da população.

O relatório completo em inglês pode ser conferido aqui.

Via

Telesíntese

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.