Publicidade

BMW e Mercedes-Benz se unem em joint venture de mobilidade urbana

Por| 22 de Fevereiro de 2019 às 16h40

Link copiado!

Daimler AG/Divulgação
Daimler AG/Divulgação
Tudo sobre BMW

Duas das maiores fabricantes de veículos da Alemanha, a BMW e a Daimler – dona da Mercedes-Benz — se uniram para investir pesadamente em aplicativos de mobilidade para concorrer com serviços como Uber e Lyft. De acordo com um comunicado feito nesta sexta-feira (22), as duas montadoras aportarão mais de 1 bilhão de euros para impulsionar cinco joint ventures separadas: Reach Now, Charge Now, Free Now, Park Now e Share Now.

“Estamos reunindo a força e o conhecimento de 14 marcas de sucesso e investindo mais de 1 bilhão de euros para estabelecer um novo player no mercado em rápido crescimento da mobilidade urbana”, afirmou o presidente da Daimler AG, Dieter Zetsche, no comunicado. Os grupos serão sediados em Berlim e as duas montadoras esperam que suas joint ventures criem cerca de mil empregos em todo o mundo.

O Reach Now já atuava, sob a marca da BMW, e possui 6,7 milhões de usuários. O app de mobilidade conta com uma plataforma multimodal, onde o usuário pode pedir tanto um carro quanto uma bicicleta para se locomover, ou até pagar o transporte público pelo aplicativo. O Free Now funciona de forma semelhante, mas é mais parecido com o modelo que conhecemos de mobilidade. Em funcionamento na Europa e em alguns países da América Latina, oferece aos seus 21 milhões de usuários opções de táxis, carros particulares e patinetes eletrônicos.

O Charge Now é voltado para carros elétricos e híbridos, não só mapeando os pontos de recarga como também facilitando o pagamento. A rede do app conta com mais de 100 mil pontos de carga em 25 países. Como o nome já entrega, o Park Now oferece soluções de estacionamento, como reserva de vagas e gerenciamento de horários, além do pagamento. Na Europa e na América do Norte, mais de 30 milhões de clientes usam o serviço em mais de 1.100 cidades.

Continua após a publicidade

Por fim, o Share Now é um serviço de aluguel de carros 100% por smartphone. Mais de 4 milhões de clientes no total usam atualmente os 20 mil veículos da frota em 31 cidades ao redor do mundo. Somados, os serviços de mobilidade das duas empresas têm mais de 60 milhões de clientes ativos até o momento.

“Estamos criando um líder global e uma visão clara: esses cinco serviços se unirão cada vez mais para formar um único portfólio de mobilidade com uma frota de veículos totalmente elétrica e autônoma que cobra e estaciona de forma autônoma e interconectada com os outros meios de transporte”, disse Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

Fonte: Daimler