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“Big Mac Data” | McDonald’s compra empresa israelense de machine learning

Por| 31 de Março de 2019 às 23h00

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(Imagem: Divulgação/McDonald's)
(Imagem: Divulgação/McDonald's)

Você quer uma porção de dados com esse lanche aí? A rede de fast-food McDonald’s adquiriu nesta semana a startup de machine learning Dynamic Yield, baseada na cidade israelense de Tel Aviv. Os valores não foram confirmados oficialmente, mas pessoas próximas à negociação a posicionam em US$ 300 milhões, fazendo desta a maior aquisição do McDonald’s desde que eles compraram a Boston Market, em 1999.

A Dynamic Yield é responsável pela criação de uma tecnologia referida por eles como “decisão lógica movida por algoritmos”. A grosso modo: quando você finaliza uma compra online e vai fazer o checkout do carrinho” virtual, essa tecnologia é quem vai mostrar a você produtos similares que foram adquiridos por outros usuários.

A ideia por trás da aquisição feita pela rede de fast-food é simples: aprimorar o drive-thru. Segundo a Wired, o McDonald’s serve 68 milhões de consumidores todo dia, pelo mundo. Porém, a maioria não vai para dentro do restaurante, preferindo fazer o pedido “para viagem”, nos sistemas externos de atendimento, de dentro de seus automóveis. É nessa área que a rede vai implementar a solução primeiro.

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A aquisição é parte de uma estratégia que já vem sendo instituída na empresa desde 2015, quando Steve Easterbrook assumiu o cargo de CEO: aqui no Brasil, isso já vem mostrando reflexos, com diversas lojas da rede franqueada apresentando totens interativos para fazer pedidos sem pegar fila, por exemplo. Há também uma parceria com o Uber Eats.

“O que não fazíamos era conectar a tecnologia em si, fazendo com que várias partes conversassem”, comentou Easterbrook à Wired. “Como você faz a transição do marketing de massa para personalização em massa? Para isso, você realmente precisa acessar os dados dentro deste ecossistema de uma forma que seja benéfica ao cliente”, explica.

Na prática, vai funcionar assim: hoje, conforme você encosta o carro em um drive-thru para fazer seu pedido, um display anuncia as diversas promoções do cardápio. À medida em que você se aproxima da área onde fará o pedido, você tem acesso ao menu completo. Só que toda essa apresentação é estática.

Em um restaurante em Miami, onde a Dynamic Yield já instalou um projeto piloto, algoritmos analisam dados como o clima da ocasião, trânsito, eventos próximos, além de informações de histórico de vendas, mostrando ao consumidor uma série de itens mais populares para aquele restaurante, ou recomendações de refeições mais quentes para rebater o tempo frio, e por aí vai.

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A rede McDonald’s não informou nada específico sobre quando as implementações serão adotadas globalmente.

Fonte: Wired