Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bel Pesce desiste de financiamento coletivo para abertura de hamburgueria

Por| 26 de Agosto de 2016 às 19h36

Link copiado!

Bel Pesce desiste de financiamento coletivo para abertura de hamburgueria
Bel Pesce desiste de financiamento coletivo para abertura de hamburgueria

Depois de muita polêmica e repercussão negativa, a empreendedora Bel Pesce e o vencedor do MasterChef, Leo Young, anunciaram o cancelamento da arrecadação financeira por crowdfunding para a abertura de sua hamburgueria gourmet, a Zebeléo.

Para quem não acompanhou o motivo de revolta dos usuários da web, os dois amigos, junto de Zé Soares (do canal Do Pão ao Caviar) lançaram nesta semana uma campanha no Kickante para financiamento coletivo para o empreendimento. Como os sites de crowfunding são utilizados comumente para arrecadação financeira de projetos culturais, sociais e tecnológicos que não conseguiriam patrocínio e investimento de outra forma, a equipe Zebeléo passou a receber duras críticas.

Cheguei agora e tô me ~inteirando~ sobre zebeléo. Pelo q entendi é um crowdfunding pra t̶r̶o̶u̶x̶a̶s pobre ajudar rico que já tem dinheiro.

— rosana hermann (@rosana) 26 de agosto de 2016
Continua após a publicidade
Bel Pesce, que é velha conhecida do público e considerada uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil”, se manifestou em sua conta do Facebook para mostrar o poder da web. "Ontem foi um dos dias mais intensos de nossas vidas. Sabemos bem o poder da internet. Temos negócios que foram potencializados pela distribuição que a internet é capaz de trazer. [...] Mas foi a primeira vez que sentimos na pele o quanto uma percepção que não esteja alinhada com a intenção pode rapidamente produzir efeitos que te distanciam ainda mais da sua intenção."
Diante da repercussão negativa, a empreendedora do "Vale do Silício" anunciou que a campanha seria cancelada:
"Achamos que a melhor forma de ser fiel a todos que acreditam em nós é tomar duas ações:
1. Descontinuar a campanha, devolvendo tudo que havia sido levantado a cada um que contribuiu
Continua após a publicidade
2. Mostrar as nossas ideias, conceitos, produtos e experiências através da própria execução do dia a dia de levantar esse negócio, e principalmente através daquilo que interessados experimentarão ao visitar o local."
Leo Young também falou sobre a polêmica, explicando que a ideia do projeto era contar com a ajuda do público para a viabilização do negócio, quebrando paradigmas sobre as novas formas de empreendimentos:
"O lançamento do nosso novo projeto, a Hamburgueria Zebeléo, gerou polêmica que ontem tomou conta da internet. O objetivo era utilizar uma ferramenta já consagrada e conhecida mundialmente para a viabilização de negócios com a participação do público de maneira opcional. O financiamento coletivo é uma forma de empreender de maneira colaborativa. Ao invés de arrecadar investimentos da forma tradicional como o financiamento bancário, as pessoas ajudam a viabilizar projetos pelos quais se encantaram em troca de experiências, produtos ou serviços adquiridos antecipadamente. Ponto importante: financiamento coletivo não é e nunca será sinônimo de “vaquinha” ou doações. A intenção era disseminar uma modalidade que pode ser usada por qualquer empreendedor, quebrando paradigmas sobre investimentos no ramo da gastronomia. Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido e anunciar uma decisão importante: a campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados. Agradecemos o incentivo e apoio das inúmeras pessoas que se identificaram com o projeto e escreveram mensagens tão bacanas de apoio. Temos sede por empreender e o projeto ainda está de pé! Estamos construindo cada detalhe da hamburgueria com muito carinho para em breve lançar a Zebeléo!"
Mesmo com a desistência da "vaquinha virtual", os empreendedores garantem que a Zebeléo sairá do papel, só não deram detalhes, até o momento, sobre quais serão as novas fontes de capital.
Continua após a publicidade
Fonte: Huffpost Brasil