Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple está cada vez mais dependente da China, diz Reuters

Por| 29 de Agosto de 2019 às 14h15

Link copiado!

Apple está cada vez mais dependente da China, diz Reuters
Apple está cada vez mais dependente da China, diz Reuters
Tudo sobre Apple

Diante de questões comerciais entre Estados Unidos e China, a Apple está fazendo o que pode para tirar suas produções do país asiático. Contudo, números levantados pela agência Reuters mostram que a empresa ainda não conseguiu se livrar das dependências do território chinês.

Em julho, o governo de Donald Trump anunciou aumento da tarifa de importação de produtos eletrônicos provenientes da China. O imposto de 15% sobre esses importados será aplicado somente a partir de dezembro deste ano, mas as companhias já estão se movimentando para tentar fugir disso.

Segundo dados apresentados pela Reuters nos últimos cinco anos, a Apple expandiu sua produção com fábricas fora da China, apostando em locais como Índia e Brasil. O gráfico da agência de notícias mostra que a gigante da tecnologia já contava com uma fábrica no Brasil desde 2012, a da Foxconn, em Jundiaí, no interior de São Paulo. Contudo, a empresa expandiu a produção por aqui em 2016, passando para três linhas de produção. Hoje, o número é de duas linhas de produção em solo nacional.

Segundo a Reuters, a Apple manteve suas fábricas por aqui por conta de tarifas locais. Já a Índia ganhou sua primeira fábrica em 2016 e, hoje, também já conta com três linhas de produção, uma a mais que o Brasil.

Continua após a publicidade

O que o veículo mostra, contudo, é que, mesmo aumentando sua produção na Índia e por aqui, a Apple teve um crescimento ainda maior na China. Em 2015, ela contava com 30 linhas de produção, número que subiu para 52 em 2019. Ou seja, a empresa ainda depende — e muito — da China para o seu negócio.

Segundo a Reuters, ainda, as fábricas na Índia e Brasil também seriam destinadas apenas para produção local, o que não ajudaria muito na demanda mundial da empresa.

Junto a isso, a maioria das companhias da cadeia de fornecedores da Apple – como as que fazem chips, vidros, circuitos e outras peças para a gigante – também está majoritariamente concentrada na China. Em 2015, 44,9% destas empresas estavam no país asiático, número que subiu para 47,6% em 2019.

Continua após a publicidade

Segundo a agência de notícias, a análise contou com dados de 750 locais, entre 2015 e 2019, em que a Apple produz ou faz parte de sua cadeia de fabricantes.

Outras empresas também já estão fazendo seu movimento para fora da China. Nesta semana, o jornal Nikkei revelou que a Google poderia mover a produção da linha Pixel para o Vietnã, também para fugir da guerra tarifária entre EUA e China.

Fonte: Reuters