Após cinco anos em queda, mercado de PCs no Brasil finalmente volta a crescer

Por Redação | 27.06.2017 às 14:22
photo_camera Divulgação

O mercado nacional de PCs respira um pouco no primeiro trimestre do ano com a marca de 1,1 milhão de unidades vendidas. Tais números representam um crescimento de 5% em comparação com o resultado alcançado no mesmo período em 2016, segundo dados divulgados pela IDC Brasil.

Trata-se do primeiro crescimento no mercado brasileiro desde o início do declínio nas vendas de computadores pessoais, há 5 anos.

A consultoria ainda informa que, desse total de vendas, 701 mil unidades foram de notebooks e 405 mil foram de computadores desktop. Tais aquisições foram feitas, em maior parte, por consumidores finais, representando 65% das compras, sendo os 35% restantes correspondentes ao segmento corporativo.

Principais motivos

O preço dos PCs vendidos em solo nacional apresentou considerável queda nos últimos meses, chegando a redução de 22% em relação aos preços do início do ano passado.

A IDC também afirma que a queda considerável nos preços foi impulsionada, principalmente, por promoções oferecidas pelas varejistas e devido à queda do dólar.

A consultoria prevê um ligeiro crescimento do mercado nacional de PCs ainda em 2017, em torno de 1,2%. Até o final do ano, deverão ser comercializadas 4,5 milhões de unidades, representando as expectativas de venda de 1,6 de desktops e 2,9 milhões de notebooks.

Via: IDGNOW!