Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD perde um de seus principais fornecedores de chips da próxima geração

Por| 28 de Agosto de 2018 às 12h47

Link copiado!

AMD perde um de seus principais fornecedores de chips da próxima geração
AMD perde um de seus principais fornecedores de chips da próxima geração
Tudo sobre AMD

Depois de ter confirmado recentemente vai focar mais na produção de processadores sob o processo de 7 nanômetros para a próxima geração, a AMD perdeu uma de suas maiores parceiras nessa empreitada.

A GlobalFoundries, fabricante responsável pelos atuais modelos chips Ryzen e Radeon, anunciou de forma inusitada que encerrará todos os seus trabalhos envolvendo o desenvolvimento de componentes que utilizam litografia de 7 nm. Além disso, a companhia também comentou que não tem planos para trabalhar em chips de 5 e 3 nm.

"Tirar o fardo de investir na vanguarda permitirá à GlobalFoundries fazer investimentos mais direcionados em tecnologias que realmente importam para a maioria dos projetistas de chips em mercados de rápido crescimento, como RF, IoT, 5G, industrial e automotivo", disse Samuel Wang, vice-presidente do Gartner, em comunicado à imprensa da GlobalFoundries.

Citando como principal barreira o lado financeiro, a empresa disse que simplesmente não tem condições de investir bilhões de dólares no desenvolvimento de novas linhas para acompanhar as suas principais rivais, como a Samsung e a TSMC. Com isso, a GlobalFoundries se manterá focada nos processos da geração atual de 12 e 14 nanômetros, além de revelar planos de ampliar as ofertas de componentes com essas tecnologias.

Continua após a publicidade

Mesmo depois da recente decisão inesperada da GlobalFoundries, a AMD assegurou que os fornecimentos dos chips de 7 nm não serão afetados, uma vez que os trabalhos com uma única fornecedora (no caso, a TSMC) tornará mais simples todo o processo de produção e logística dos novos produtos. Além disso, a GlobalFoundries permanecerá como uma das principais fornecedoras dos processadores de 12 e 14 nm para a AMD.

A linha de processadores de próxima geração da AMD é um passo importante para que a companhia alcance a Intel, uma vez que a sua principal rival de mercado ainda permanece com o foco no processo de fabricação de chips de 10 nm.

Passo maior que a perna

Em meados de 2017, a GlobalFoundries informou que os seus primeiros chips 7 nm chegariam em 2018. Além disso, a empresa também havia prometido que os semicondutores confeccionados com a tecnologia de EUV (ultravioleta extremo) seriam disponibilizados até 2019.

Continua após a publicidade

No entanto, a transição de tecnologia para o processo de 7 nanômetros representava um salto muito grande em relação aos atuais métodos de produção e teriam demandado da companhia um investimento de cerca de US$ 10 bilhões para a conclusão de uma única linha de produção.

Ao que parece, a decisão de encerrar o desenvolvimento do processo de 7 nm estaria relacionado ao posicionamento cético da Mubadala, uma das principais investidoras da GlobalFoundries, com sede nos Emirados Árabes Unidos, que certamente optou por não financiar a arriscada estratégia de transição tecnológica da fabricante.

Fonte: GlobalFoundriesAnandTech