Amazon lança programa para doação de produtos não vendidos ou devolvidos
Por Wagner Wakka | 15 de Agosto de 2019 às 18h00
A Amazon está lançando nos Estados Unidos e Reino Unido uma nova medida para que empresas ainda possam aproveitar os produtos não vendidos. Chamado de Fulfilment by Amazon Donations, o programa permite a lojistas retornarem tanto o que sobrou em estoque, quanto aquilo que foi devolvido, para que a gigante do varejo possa fornecer a empresa sem fins lucrativos e caridade.
A empresa começou a enviar e-mails para os revendedores de sua plataforma, informando sobre o programa que começa já em setembro. Os parceiros terão um formulário para indicar o que gostariam de entregar para Amazon dentro do programa.
A mudança chega após a gigante se envolver em polêmicas sobre como trata os produtos não vendidos. Em maio deste ano, o Daily Mail lançou uma matéria que mostrava como milhões de itens eram simplesmente destruídos pela gigante do e-commerce quando não eram comercializados.
Agora, portanto, a companhia está pegando de volta os produtos. A movimentação vem em parceria coma Good360 nos Estados Unidos, a qual já faz esta distribuição para organizações de caridade por lá. No Reino Unido, a empresa já se movimentou com instituições como Newlife, Salvation Army e Barnado.
Além disso, a Amazon já anunciou um programa chamado Shipment Zero. A proposta é trabalhar com as fabricantes para criação de produtos que sejam,mais sustentáveis e exijam menos pacotes para entrega ao usuário.
O programa, contudo, ainda não é válido aqui no Brasil.
Fonte: BI