Você já cultivou a cultura da sua empresa hoje?

Por Rodolfo Ohl | 10 de Janeiro de 2014 às 14h20

Ao iniciar um negócio, pensamos sobre o modelo a ser adotado, a proposta de valor dos serviços ou produtos oferecidos, o público-alvo, canais de venda e relacionamento, modelo de precificação, recursos humanos, tipos de parcerias, fornecedores, dentre tantos outros pontos indispensáveis para o planejamento inicial da empresa.

O que muita gente esquece de incluir nesse checklist é o planejamento da cultura organizacional, que é de fundamental importância para estabelecer a forma com que o negócio será conduzido e o perfil do profissional que deve ser contratado para que deem o melhor de si ao enfrentar os desafios do dia a dia.

A cultura é um ponto muito importante na formação de uma organização e as empresas mais inovadoras do mundo levam isso muito a sério. Em uma pesquisa realizada pela SurveyMonkey, com um grupo formado por gestores de RH de startups do Vale do Silício, na Califórnia, ficou evidente que as melhores práticas para retenção de talentos e satisfação dos funcionários estão ligadas a iniciativas que promovem uma cultura diferenciada, um ambiente de trabalho confortável, positivo, onde o funcionário tenha voz e se sinta parte do time.

A Cultura Organizacional deve ser pensada, nutrida, gerenciada e incentivada desde o primeiro dia de um empreendimento. Há líderes que negligenciam a importância da cultura por não perceberem o impacto que ela pode causar no negócio, inclusive financeiro. De acordo com o instituto de pesquisa americano Gallup, estima-se que trabalhadores desengajados estavam custando cerca de 550 mil dólares por ano em atividade econômica nos Estados Unidos.

Atrair, desenvolver e reter talentos são fatores críticos de sucesso para empresas que querem prosperar, e o desenvolvimento de uma cultura adequada é um passo essencial para atingir este objetivo.

A grande lição é que a cultura impacta diretamente no engajamento dos funcionários e deve ser tratada como vantagem competitiva.

Aqui, seguem 4 dicas para criar e cultivar a cultura de sua empresa:

  1. Coloque a construção da cultura em suas prioridades: a hora certa de pensar na cultura da sua empresa é no começo de negócio, antes mesmo de contratar os primeiros profissionais. Dedique um tempo para pesquisar sobre o assunto e estudar os diferentes tipos de cultura existentes em empresas já estabelecidas para você conseguir construir a sua.
  2. Identifique e construa os principais elementos que favorecem a motivação: ouça seus funcionários para descobrir o que os deixam motivados e o que esperam da empresa em que trabalham. Assim, poderá identificar oportunidades de melhorias e analisar o impacto (positivo ou negativo) das suas iniciativas para criar e cultivar a cultura que deseja.
  3. Alimente e recompense comportamentos que fortaleçam a cultura: mais do que compensação financeira, os funcionários querem ser ouvidos e precisam sentir que fazem parte de um time. Reconhecimento por um bom trabalho feito, confiança e feedbacks constantes são ações que ajudam no fortalecimento da relação entre a empresa e seu funcionário.
  4. Não se distraia do foco principal: mesas de jogos no escritório, comida e bebidas à vontade, pufes coloridos e outros objetos que se tornaram comuns nas empresas mais inovadoras não são suficientes para eliminar a insatisfação por chefes que ignoram talentos e não incentivam o crescimento de seus funcionários. Mais importante do que tudo isso é treinar a liderança para que repassem aos seus colaboradores os valores da empresa e façam se sentir reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem.

Rodolfo Ohl é o country manager Brasil da SurveyMonkey – empresa líder global em pesquisas. Bacharel e mestre em administração de empresas pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Rodolfo possui rica experiência na implantação e gestão de subsidiarias de unidades de negócios de empresas líderes da internet, como Monster.com, Catho, Manager, além da SurveyMonkey, onde trabalha atualmente.

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