1 em cada 7 emails da sua empresa é utilizado para fofoca entre funcionários!

Por Ultradownloads | 11 de Junho de 2012 às 19h30

Algumas estatísticas apontam que um funcionário de uma empresa envia cerca de 110 emails a cada dia. Mas um estudo da Georgia Institute of Technology, nos EUA, mostra que muitas dessas mensagens não são, necessariamente, focadas nas rotinas diárias do emprego. De acordo com as estatísticas, 1 em cada 7 mensagens enviadas pelos colaboradores tem como conteúdo fofocas relacionadas ao ambiente de trabalho.

Eric Gilbert, professor da Escola de Computação Interativa do instituto, examinou centenas de milhares de emails e descobriu que 14,7% das mensagens eram sobre pessoas que não faziam parte da conversação. Ou seja: tratava-se de algumas pessoas falando de outras. E mais: isso não é característica predominante dos funcionários que ocupam as funções mais básicas. Chefes também falam dos outros na mesma frequência que seus subordinados.

"Quando você diz a palavra 'fofoca', muitas pessoas interpretam de maneira negativa, mas esta é uma importante forma de comunicação. Mesmo frases corriqueiras, como 'Fulano disse que se atrasará para o encontro', faz com que o destinatário tenha a impressão de que 'Fulano" não é uma pessoa pontual. Fofoca é a forma como temos acesso a informações de outras pessoas e, para esse estudo, avaliamos apenas uma maneira de compartilhar informações sociais", disse o professor.

O estudo aponta que a história da "fofoca" é bastante antiga. "Existe uma vasta literatura sobre o tema, tanto nos âmbitos antropológico quanto sociológico. Alguns textos recentes apontam que a fofoca tem quatro objetivos principais: informação, entretenimento, intimidade e influência. Encontramos as quatro categorias nos emails pesquisados, tanto em relacionamentos pessoais quanto profissionais", disse Tanushree Mitra, Ph.D em Comunicação, para o site Cellular News.

Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.