Como aumentar o impacto social da sua empresa

Por Redação | 30.10.2012 às 10:00

Os perfis sociais das empresas se tornaram um fator chave para ajudar a percorrer o caminho para o sucesso. Com o mundo inteiro conectado, incluindo seus potenciais clientes, as companhias devem se atentar a alguns detalhes para não deixar de utilizar as ferramentas disponíveis na web da melhor maneira possível, e extrair delas tudo o que podem oferecer de melhor.

O perfil do público mudou. Hoje as pessoas querem interagir e não apenas ouvir e ler o que uma empresa tem para falar. Elas querem perguntar, obter respostas e trocar figurinhas com as pessoas por trás de um perfil ou uma fan page de negócios. E não estamos falando apenas de Facebook, Twitter e ferramentas para medir sua audiência; estamos falando de aplicar nas redes sociais o mesmo foco e análise que você aplica a qualquer outro aspecto de seu negócio.

O empresário Mark Cunningham, fundador e CEO da Indicee, deu algumas dicas para o site VentureBeat de como medir o impacto social que sua empresa causa. Mark já se empenhou e obteve sucesso em diversos empreendimentos. Ao longo do caminho, ele construiu uma invejável lista de clientes que inclui Nike, Pfizer, Xerox, Microsoft, Veritas, Nortel e o Serviço Postal dos Estados Unidos.

Durante a entrevista, ele confessa que o número de amigos, retweets, compartilhamentos e 'curtidas' é realmente importante, mas que não se trata apenas disso. Essa história vai muito além, e é preciso também mensurar conversas. Entender profundamente o que as pessoas estão realmente dizendo, quais são as tendências, identificar as pessoas apaixonadas pela sua empresa, entre outros detalhes. Tudo isso faz parte de um bom relacionamento social.

Métricas nas redes sociais

Confira mais algumas dicas do empresário para que você possa entender melhor qual caminho sua empresa deve seguir no mundo virtual:

  • Descubra se a sua empresa está envolvida: Entender qual a porcentagem da sua empresa, e também dos usuários, que está realmente envolvida é fundamental para o sucesso de seus programas sociais, e deve ser o seu indicador de desempenho. Medir o crescimento de qualquer rede social em sua empresa é o primeiro passo para alavancar o fluxo das grandes oportunidades.
  • Identifique o tipo de conteúdo que você vai postar: Você não pode apenas olhar para o fluxo social e usar o seu instinto para saber se ele está funcionando ou não. Você tem que mensurar a empresa - interna e externamente - e então, como é feito em todas as outras áreas, analisar e agir. É preciso compreender as tendências de acordo com o tipo de conteúdo que você divulga, perceba sempre a relevância que aquilo tem para o seu público.
  • Fique atento aos trending topics: Dependendo do seu tipo de negócio, os assuntos mais comentados e que são relevantes para você podem variar. As menções e tags também possuem um papel muito importante, é preciso saber do que as pessoas estão falando. Compreender o que são e quais são as ações e estratégias que podem ser tomadas a partir dessas informações que estão em alta podem ser a chave para o lançamento do seu próximo produto, ou cliente.
  • Mantenha um grupo ativo: Os grupos são uma ótima maneira de conseguir com que as pessoas interajam, sejam elas clientes, parceiros ou funcionários. Eles podem ser separados por departamentos, por interesse ou projeto. Mas como você sabe se os grupos são bem-sucedidos? É preciso manter os grupos ativos e funcionando, assim eles se tornam um espelho para as pessoas e para os temas que são importantes para seu negócio.