Pesquisa ressalta mídias sociais e análise de dados como diferenciais no varejo

Por Redação | 23 de Abril de 2014 às 08h12

Uma pesquisa da SAP realizada com estudantes da Universidade do Arizona (EUA) aponta as tendências sociais e digitais como os principais fatores que estão promovendo avanços no marketing de varejo. O anúncio foi feito durante a Conferência Sobre Varejo Global que foi realizada nos dias 10 e 11 de abril, em Tucson (EUA).

Os participantes da pesquisa elencaram que as mídias sociais e o mundo digital, o reconhecimento da marca e os dados de clientes são os três principais desafios de marketing para as empresas de varejo. "A pesquisa lança luz sobre algumas tendências importantes que estão conduzindo mudanças no marketing, entre elas a importância da compreensão correta, oportuna e holística dos dados de clientes, a contínua importância do reconhecimento da marca e da experiência de consumo e a mudança da comunicação com clientes para os canais digitais e sociais", diz Greg Giraud, diretor de programas, merchandising, estratégias de marketing e análise de varejo da consultoria IDC Retail Insights.

Um ponto relevante da pesquisa é que 100% dos entrevistados citaram a publicidade digital entre as ferramentas de marketing mais importantes para o varejista. Saber e tirar proveito do que se fala da marca nas redes sociais também é outro fator relevante, de acordo com a pesquisa. Quase 50% dos entrevistados disseram ver necessidade de melhora nas estratégias de publicidade das marcas no mundo digital.

“Ainda que os varejistas estejam cientes do papel cada vez mais crítico dos canais digitais e sociais no marketing, eles também percebem claramente a lacuna que há na capacidade de efetivamente explorar essas tendências”, afirma Elia Chatah, especialista em soluções para o setor de varejo da SAP Brasil.

Cerca de 50% dos entrevistados também apontaram que deve haver melhora no modo como as empresas utilizam os dados de seus clientes com o objetivo de aprimorar os esforços de marketing. "Isso revela a importância da tecnologia para as áreas de marketing, afinal é por meio de soluções de análise de informações que os varejistas podem ser mais assertivas em campanhas e na comunicação com o cliente”, ressalta Chatah.

O executivo acredita que a análise de dados é fundamental para o varejista. Ele lembra que a indústria da moda é um exemplo de como a tecnologia pode ser benéfica para o negócio. “Moda é um segmento muito complexo por conta de aspectos como estoque e time to market. Velocidade para este segmento é um diferencial competitivo. Então, a tecnologia pode ajudar a identificar tendências e responder mais rapidamente às demandas do mercado”, conclui ele.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.