Pequenas empresas buscam startups para melhorar o uso de dados em seus negócios

Por Redação | 07.02.2013 às 15:17

As grandes empresas utilizam recursos para a coleta de dados e informações de consumo de seus clientes há anos para melhorar seus rendimentos, no entanto, empresas de pequeno porte também estão percebendo a importância do uso de dados em seus negócios. Muitas empresas têm procurado startups e prestadoras de serviços para encontrar formas rentáveis de uso de dados para melhorar seus serviços. As informações são da Reuters.

Recentemente, os proprietários do Jetpac, um aplicativo gratuito para iPad que transforma as fotos de seus amigos nas redes sociais em uma revista de viagem, buscavam uma forma de encontrar as melhores imagens de seus usuários e, ao invés de sobrecarregar sua equipe de desenvolvedores, a empresa decidiu contratar outros especialistas. Para isso, eles iniciaram um concurso no Kaggle, uma plataforma de competições científicas de dados, e em três semanas, os principais times participantes da competição criaram mecanismos de busca por imagens com 85% de precisão para o Jetpac.

"Ele nos ajudou a acelerar nosso desenvolvimento e obter um resultado melhor muito mais rápido do que se tivesse sido feito como um projeto interno", afirmou Pete Warden, fundador e diretor de tecnologia do Jetpac. "Foi muito importante para o nosso produto e isso fez uma grande mudança em termos de satisfação dos usuários".

Normalmente, mecanismos como o Kaggle são usados por empresas de grande porte e que possuem mais circulação de dados, mas a ferramenta online tem se mostrado muito eficiente para as pequenas companhias que muitas vezes não precisam ou não podem manter um cientista de dados no seu quadro de funcionários – o Jetpac gastou apenas US$ 5 mil (R$ 10 mil) para encontrar uma solução para o seu problema através da plataforma, o que é considerado uma pechincha.

Big data pequenas empresas

Reprodução: Reuters

Os proprietários de pequenos negócios e comércios estão cansados de utilizar ferramentas comuns como, por exemplo, tabelas para administrar os dados de seus clientes (datas de aniversário, e-mails, telefones etc.), e têm buscado empresas como a Tableau, uma firma de análise de negócios que cria softwares personalizados para o gerenciamento de dados, além de ajudar seus clientes a entenderem a importância de seus dados para o negócio.

Especialistas afirmam que o uso de programas desenvolvidos por terceiros permite que os donos de pequenas empresas tenham conhecimento mais amplo sobre o seu negócio, sem precisar serem especialistas em tecnologia da informação. Além disso, os donos de pequenas empresas também devem estar cientes de que os dados nem sempre geram um resultado imediato e sim, de longo prazo.