Pequenas e médias empresas podem superar as gigantes com a inovação, diz estudo

Por Redação | 02.08.2013 às 18:31
photo_camera Banco Rural

Um novo estudo da Forrester Research, realizado por Charlie Dai, mostra que pequenas e médias empresas são capazes de superar gigantes do setor por meio da inovação. O especialista chegou à conclusão de que as empresas, ao alinharem recursos de inovação junto com sua estrutura corporativa, podem obter muito sucesso em sua área de atuação. As informações são do InformationWeek.

Na pesquisa, Dai analisou o caso da empresa chinesa Nongfu Spring no setor de varejo, que está conquistando grande espaço no mercado asiático. O especialista, com base nesse caso de sucesso, afirmou que o emprego de boas práticas organizacionais e de inovação tecnológica são os principais fatores para que uma empresa de médio ou pequeno porte consiga obter sucesso no mercado.

Entre os principais passos e medidas que essas empresas devem seguir está a manutenção da estratégia de negócio e da arquitetura da companhia. Os profissionais responsáveis pela arquitetura da companhia devem estar sempre muito próximos aos profissionais de TI para ajudar na busca por soluções, bem como devem estar bastante atentos aos modelos de negócios e sua estratégia para conseguir atingir e resolver todos os problemas.

Os profissionais especializados em infraestrutura devem estar atentos à agilidade proporcionada pela adoção de soluções de virtualização e serviços IaaS. Eles também devem definir o equilíbrio da rede e até considerar várias opções de operadoras de telecomunicações. Para garantir visibilidade ao negócio, Charlie Dai afirma que são necessários uma arquitetura estruturada e orientada aos serviços, e gestão dos processos de negócio (BPM) da empresa, que ajudarão os especialistas a atingir todos os desafios pertinentes ao seu negócio.

A aplicação de Business Intelligence pode ser ideal para a condução de estratégias e tomada de decisões no Big Data. "Por isso, infraestrutura convergente como o SAP Hana e soluções em nuvem integradas como Hadoop seriam uma maneira efetiva de prover insights para executivos de negócios", revelou Dai. E as companhias também devem organizar e gerir a área de TI para atingir com eficiência todos os setores e possibilidades de seus negócios.

"Responsabilidades claras e processos padronizados são essenciais tanto para excelência operacional quanto para executivos de TI balancearem requerimentos estratégicos, táticos e operacionais", escreveu o especialista na conclusão do estudo.