PMEs estão mais propensas a adotar ferramentas sociais corporativas

Por Redação | 12 de Julho de 2013 às 16h16

As pequenas e médias empresas estão mais propensas a utilizar várias ferramentas sociais externas para fins profissionais. Por outro lado, as grandes empresas preferem adotar ferramentas de colaboração internas, como intranet e videoconferência. Isso é o que indica uma nova pesquisa divulgada pela Microsoft durante sua conferência anual de parceiros, na última terça-feira (09).

A pesquisa apontou ainda que as pequenas e médias empresas também costumam usar mais serviços de mensagens instantâneas. O estudo foi conduzido pela empresa de pesquisa Ipsos e contou com a participação de cerca de 10 mil usuários finais de PMEs e grandes empresas em 32 países.

Os entrevistados também relacionaram o uso de redes sociais corporativas com produtividade. 49% dos funcionários de pequenas e médias e 45% dos funcionários de grandes empresas indicaram que o uso destas tecnologias no local de trabalho tem aumentado a sua produtividade.

"As tecnologias de colaboração social representam uma oportunidade de crescimento para os parceiros com forte demandas dos usuários finais, tanto nas grandes empresas quanto nas PMEs", disse Jon Roskill, vice-presidente corporativo do grupo global de parceiros da Microsoft. "No entanto, cada segmento usa essas tecnologias de maneiras diferentes".

Ferramentas sociais em empresas _Microsoft

As pequenas e médias empresas preferem armazenamento em nuvens públicas, redes sociais externas e plataformas de blogs, enquanto as companhias de grande porte preferem claramente intranets, sites de equipe e videoconferência. "Estas diferenças representam enormes oportunidades para os parceiros, e estamos empenhados em ajudá-los a aproveitar o potencial neste espaço. Acreditamos que a Microsoft tem a experiência, a carteira e a visão para tornar o futuro da colaboração no local de trabalho uma realidade", completou Roskill.

Entre as principais barreiras apontadas pelo estudo para a adoção de ferramentas sociais em ambos os grupos pesquisados estão:

  • Preocupações com segurança (71% dos usuários finais em grandes empresas e 60% nas PMEs);
  • Perda de produtividade (58% nas grandes empresas e 59% nas PMEs);
  • Departamento de TI (41% nas grandes empresas e 36% nas PMEs);
  • Preocupações com a imagem da empresa (27% nas grandes empresas e 21% nas PMEs);
  • Perda de dados (25% nas grandes empresas e 22% em PMEs).
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.