O início do fim da era dos PCs?

Por Joyce Macedo | 12 de Julho de 2012 às 18h35
photo_camera GVL

De acordo com um relatório divulgado pela Gartner, a venda de PCs está caindo drasticamente nos últimos tempos.

A HP ainda lidera a lista das marcas de computadores mais vendidas no Estados Unidos, porém, assim como as demais fabricantes de PCs citadas no ranking - Dell, Acer e Toshiba - a diminuição no volume de vendas é nítida e chama a atenção, começando pela queda de 12% no caso da HP. É válido lembrar que a empresa também enfrentou preços agressivos da Lenovo no mercado profissional, além das ameaças de empresas como a ASUS e Samsung no mercado de consumo.

Queda na venda de PCs

Relação da venda de PCs nos EUA inclui notebooks, mas não tablets (Fonte: Gartner)

Já é o sétimo trimestre consecutivo em que o mercado de PCs encara um crescimento pequeno, de apenas um dígito. Quem está rindo á toa com este quadro é a Apple, que apresentou um crescimento de 4,3% na venda de computadores (iPads não estão inclusos nessa contagem).

"Os consumidores estão menos interessados em gastar com PCs, pois há outra tecnologia de produtos e serviços, tais como os mais recentes smartphones e tablets. Esta é mais uma tendência em um mercado maduro e o mercado de PCs já está altamente saturado.", disse Mikako Kitagawa, principal analista da Gartner.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.