Negócios: apps corporativos para pequenas e médias empresas
Por Fernando D´Angelo | 06 de Março de 2015 às 12h56
Durante os últimos anos, um app para smartphones era sinônimo de sucesso somente quando conseguia uma infinidade de downloads. Isto porque quanto maior a quantidade de pessoas utilizando o app, maiores as possibilidades de lucro em cima dessa base de usuários. E durante os últimos anos, foi isso. Todo mundo querendo ser o próximo Angry birds, WhatsApp ou Waze.
Indo na contramão desta tendência, nos últimos 2 anos busquei entender como a tecnologia mobile poderia ajudar pequenos e médios negócios, e identifiquei 3 pontos muito interessantes e que podem ser explorados pelas Startups de TI:
- Com exceção dos grandes centros urbanos, as pessoas não sabem manipular com profundidade um smartphone. Alguns podem enxergar isso como um problema. Eu enxergo como um sinal de que o mercado nesses lugares ainda está passando por um momento de evolução que nós já passamos há alguns anos. E isso significa oportunidade de negócios nessas regiões.
- As empresas não conhecem muito bem os problemas que podem ser solucionados através de aplicativos para smartphones. Se focar em um setor, identificar tais problemas e desenvolver Apps que proporcionam soluções eficazes é uma grande oportunidade. Fico imaginando quantos pequenos problemas do dia-a-dia das pequenas e médias empresas podem ser resolvidos de forma simples e ainda não foram explorados.
- O mercado de desenvolvimento de Apps está totalmente voltado a demandas de Marketing (ex: Cozinhaterapia, da Philadelphia e Coca-Cola FM), entretenimento (Ex: Spotify, Netflix), soluções para o público final (ex: WhatsApp e EasyTaxi) ou para grandes empresas (ex: Decolar.com e Americanas.com). Focar em soluções voltadas a negócios de pequeno e médio porte pode ser uma estratégia interessante. Os clientes não são tão grandes a ponto de nos tornarmos reféns deles e nem tão pequenos que exigem uma grande quantidade de clientes para se tornar lucrativo.
Nesse cenário, um App de sucesso não é aquele que tem centenas de milhares de downloads, e sim aquele que permite aos usuários atingirem os objetivos de forma otimizada, potencializando os ganhos do seu cliente.
E então? Qual pequeno problema, de qual setor, o seu app vai solucionar?
Mãos a obra e bons negócios.