Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Negócios: apps corporativos para pequenas e médias empresas

Por| 06 de Março de 2015 às 12h56

Link copiado!

Negócios: apps corporativos para pequenas e médias empresas
Negócios: apps corporativos para pequenas e médias empresas

Durante os últimos anos, um app para smartphones era sinônimo de sucesso somente quando conseguia uma infinidade de downloads. Isto porque quanto maior a quantidade de pessoas utilizando o app, maiores as possibilidades de lucro em cima dessa base de usuários. E durante os últimos anos, foi isso. Todo mundo querendo ser o próximo Angry birds, WhatsApp ou Waze.

Indo na contramão desta tendência, nos últimos 2 anos busquei entender como a tecnologia mobile poderia ajudar pequenos e médios negócios, e identifiquei 3 pontos muito interessantes e que podem ser explorados pelas Startups de TI:

  1. Com exceção dos grandes centros urbanos, as pessoas não sabem manipular com profundidade um smartphone. Alguns podem enxergar isso como um problema. Eu enxergo como um sinal de que o mercado nesses lugares ainda está passando por um momento de evolução que nós já passamos há alguns anos. E isso significa oportunidade de negócios nessas regiões.
  2. As empresas não conhecem muito bem os problemas que podem ser solucionados através de aplicativos para smartphones. Se focar em um setor, identificar tais problemas e desenvolver Apps que proporcionam soluções eficazes é uma grande oportunidade. Fico imaginando quantos pequenos problemas do dia-a-dia das pequenas e médias empresas podem ser resolvidos de forma simples e ainda não foram explorados.
  3. O mercado de desenvolvimento de Apps está totalmente voltado a demandas de Marketing (ex: Cozinhaterapia, da Philadelphia e Coca-Cola FM), entretenimento (Ex: Spotify, Netflix), soluções para o público final (ex: WhatsApp e EasyTaxi) ou para grandes empresas (ex: Decolar.com e Americanas.com). Focar em soluções voltadas a negócios de pequeno e médio porte pode ser uma estratégia interessante. Os clientes não são tão grandes a ponto de nos tornarmos reféns deles e nem tão pequenos que exigem uma grande quantidade de clientes para se tornar lucrativo.

Nesse cenário, um App de sucesso não é aquele que tem centenas de milhares de downloads, e sim aquele que permite aos usuários atingirem os objetivos de forma otimizada, potencializando os ganhos do seu cliente.

Continua após a publicidade

E então? Qual pequeno problema, de qual setor, o seu app vai solucionar?

Mãos a obra e bons negócios.