Microsoft e Oracle fecham parceria para competir com rivais menores na nuvem

Por Redação | 24 de Junho de 2013 às 18h22

A Microsoft e Oracle anunciaram nesta segunda-feira (24) nova parceria para competir diretamente com empresas menores e que rivalizam com as duas gigantes na distribuição de serviços na nuvem. Ambas as companhias têm enfrentado nos últimos anos forte concorrência de empresas menores fornecedoras de serviços mais baratos e com servidores remotos, e elas estão correndo para se adaptar a este novo setor. As informações são da Reuters.

Segundo o acordo, os clientes serão capazes de executar o software da Oracle nas plataformas Server Hyper-V e Windows Azure, da Microsoft. No anúncio da nova parceria, foi revelado que a Microsoft ficará responsável por oferecer o Java, o Oracle Database e o Oracle Weblogic Server aos usuários do Windows Azure, enquanto a Oracle disponibilizará o Oracle Linux também para os clientes Azure.

Na última semana, a Oracle reduziu sua previsão de vendas de software para o quarto trimestre, fazendo com que suas ações caíssem. Investidores temem que a companhia tenha sérios problemas para competir com outras empresas como Salesforce.com, WorkDay, bem como a Amazon, que se tornou uma das principais empresas no ramo de computação na nuvem.

A Microsoft, por sua vez, não conseguiu superar a Amazon com seu serviço na nuvem, o Azure, e acredita-se que a parceria poderá colocar os servidores em nuvem das empresas no topo, posicionando-as entre as principais fornecedoras do serviço para outras grandes empresas ao redor do mundo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.