Microsoft e Oracle fecham parceria para competir com rivais menores na nuvem

Por Redação | 24 de Junho de 2013 às 18h22

A Microsoft e Oracle anunciaram nesta segunda-feira (24) nova parceria para competir diretamente com empresas menores e que rivalizam com as duas gigantes na distribuição de serviços na nuvem. Ambas as companhias têm enfrentado nos últimos anos forte concorrência de empresas menores fornecedoras de serviços mais baratos e com servidores remotos, e elas estão correndo para se adaptar a este novo setor. As informações são da Reuters.

Segundo o acordo, os clientes serão capazes de executar o software da Oracle nas plataformas Server Hyper-V e Windows Azure, da Microsoft. No anúncio da nova parceria, foi revelado que a Microsoft ficará responsável por oferecer o Java, o Oracle Database e o Oracle Weblogic Server aos usuários do Windows Azure, enquanto a Oracle disponibilizará o Oracle Linux também para os clientes Azure.

Na última semana, a Oracle reduziu sua previsão de vendas de software para o quarto trimestre, fazendo com que suas ações caíssem. Investidores temem que a companhia tenha sérios problemas para competir com outras empresas como Salesforce.com, WorkDay, bem como a Amazon, que se tornou uma das principais empresas no ramo de computação na nuvem.

A Microsoft, por sua vez, não conseguiu superar a Amazon com seu serviço na nuvem, o Azure, e acredita-se que a parceria poderá colocar os servidores em nuvem das empresas no topo, posicionando-as entre as principais fornecedoras do serviço para outras grandes empresas ao redor do mundo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.