Lenovo vai criar nova empresa na China focada em dispositivos inteligentes

Por Redação | 20 de Outubro de 2014 às 17h19

O Lenovo Group anunciou que irá abrir uma nova empresa na China, com nome e marca distintos, focada na criação de um negócio líder em serviços e dispositivos inteligentes conectados à Internet. A empresa deve iniciar suas operações em 1º de abril de 2015.

O objetivo da Lenovo é aumentar a participação no crescente mercado de dispositivos móveis de consumo na China, com foco não apenas em equipamentos, mas também em desenvolvimento de softwares e aplicativos e em uma aproximação com o cliente.

A Lenovo lidera o ramo de smartphones, principalmente devido a uma parceria com operadoras e vendas no mercado aberto, além de possuir canais online próprios e continuar na expansão deles como parte da estratégia de “colocação no mercado”. A nova empresa, no entanto, deve ter foco na venda, no marketing e no desenvolvimento de produtos pensados para o consumidor final e um modelo de negócios fincado na internet.

Quem irá assumir como CEO da nova empresa é Chen Xudong, atual presidente da Lenovo na China e na região da Ásia-Pacífico - Mercados Emergentes (Ásia Oriental, Hong Kong, ASEAN e Índia). Xudong já possui experiência em iniciar negócios no mercado chinês e auxiliou a ampliação dos negócios da Lenovo na área de computadores, tablets e smartphones no país.

A função deixada por Xudong será preenchida por Liu Jun, vice-presidente executivo e diretor do Mobile Business Group da Lenovo, e George He, vice-presidente sênior e diretor do Ecosystem and Cloud Services Group da Lenovo, que serão copresidentes.

O atual vice-presidente de relações comerciais na China, Tong Fuyao, será o diretor de negócios da unidade chinesa da empresa e o atual vice-presidente e gerente geral da região Ásia-Pacífico - Mercados Emergentes, Ken Wong, atuará como diretor dessa divisão. Ambos os executivos se reportarão a Gianfranco Lanci, diretor de operações da Lenovo e diretor do Personal Computer Group da empresa.

A Lenovo deve divulgar mais informações sobre a estrutura jurídica, os planos de financiamento, a estratégia de negócios, os planos de produtos e a estrutura organizacional nos próximos meses. Xudong irá permanecer no atual cargo até o início das operações da nova empresa em abril.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.