Jornais perdem US$25 em anúncios para cada dólar investido no meio digital

Por Redação | 11.09.2012 às 16:44

Um levantamento publicado nesta semana pela Newspaper Association of America (NAA) mostra que os jornais impressos norte-americanos perderam US$ 798 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) no primeiro semestre de 2012 em publicidade se comparado com o mesmo período do ano passado.

Em contrapartida, as publicações ganharam US$ 32 milhões (cerca de R$ 64 milhões) com publicidade nos seus sites e aplicativos móveis, ou seja, para cada dólar ganho no meio digital, cerca de US$ 25 (R$ 50 aproximadamente) foram perdidos em anúncios nos jornais impressos.

A pesquisa ainda mostra que os dados indicam que as empresas de comunicação continuarão cortando gastos e, consequentemente, mão de obra para manter o lucro gerado com a sua circulação.

O colunista Roy Greenslade, do jornal The Guardian, observou que a situação na Inglaterra não é diferente da apresentada pelos jornais nos Estados Unidos. "Redução de custos e aumento dos valores de anúncio na capa são estratégias que também estão sendo usadas na Grã Bretanha, porque os problemas que enfrentamos são parecidos com os dos Estados Unidos. Mas esta situação não nega que os missionários digitais estão tentando construir um futuro sem receita com publicidade impressa", afirmou Greenslade.

Além disso, Greenslade defende que as grandes publicações devem pensar e criar soluções inovadoras para atrair anunciantes para o meio impresso novamente.