Grêmio aposta em soluções SAP para modernizar gestão de desempenho dos atletas

Por Redação | 18 de Julho de 2014 às 07h50
photo_camera Reprodução

Os clubes brasileiros de futebol parecem estar cada vez mais antenados e cientes de que a tecnologia pode lhes ajudar a conquistar mais títulos. Depois de Cruzeiro e Botafogo adotarem soluções ERP, agora é a vez do Grêmio dar mais um passo adiante no processo de modernização e inovação da equipe.

O clube porto-alegrense anunciou nesta quinta-feira (17) que está implantando tecnologias da SAP para aprimorar a gestão de desempenho dos atletas. A ideia é que, com os softwares da companhia, o clube possa analisar dados em tempo real para melhorar o acompanhamento e o desempenho dos jogadores. Além das soluções voltadas para o monitoramento e análise dos atletas, o Grêmio também reestruturará sua gestão administrativa com softwares da desenvolvedora alemã especialista em gestão de negócios.

A tecnologia adotada pelo clube brasileiro já é utilizada por grandes equipes de várias ligas profissionais dos Estados Unidos, como o Philadelphia 76ers (NBA), e a equipe inglesa de Fórmula 1 McLaren. "Estamos muito honrados de ter o Grêmio como o primeiro clube a adquirir o que há de mais novo em termos de tecnologia analítica", disse Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, ao comentar o pioneirismo do clube em adotar tal tecnologia no país. "Ter um tradicional time de futebol brasileiro como o primeiro cliente de toda a América Latina é um fator de orgulho para a SAP", comemorou a executiva.

De agora em diante, a equipe de futebol usará um aplicativo baseado na tecnologia SAP HANA, a principal responsável pela análise e processamento de informações em tempo real. O objetivo, aqui, é medir o desempenho dos atletas durante os treinos e gerar dados para que a comissão técnica possa ter informações mais consistentes que lhes auxiliem a tomar decisões mais acertadas.

Tanto poder de análise e processamento é apresentado a jogadores e comissão técnica em uma interface de usuário simplificada, que permite visualizar e interagir com as informações de maneira fácil.

Além do SAP HANA, o aplicativo fará uso do Big Data para processar grandes volumes de dados e, assim, ajudar o clube na hora de preparar a equipe para os jogos com base no desempenho de cada atleta e como ele impacta a equipe como um todo.

Para Romildo Bolzan, vice-presidente da equipe gaúcha, a aquisição dos softwares faz parte das mudanças culturais que estão acontecendo no mundo do futebol. "Este avanço irá mudar o perfil dos profissionais que atuam no clube. Para isso, os funcionários serão preparados e qualificados, pois a realidade de trabalho deles será outra quando os sistemas estiverem implementados", declarou Bolzan.

Em comunicado enviado à imprensa, a SAP confirmou que a aplicação a ser utilizada pelo Grêmio será totalmente personalizada para atender as necessidades do clube. "Uma equipe de desenvolvedores do SAP Labs irá projetar a solução para o clube (...) para melhorar a gestão da performance dos jogadores", explicou Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente SAP Labs na América Latina. Duarte ainda aproveitou a oportunidade para ressaltar que a iniciativa é de coinovação e ambas as partes participarão juntas de todos os processos, do planejamento ao desenvolvimento e execução do projeto.

Quanto a gestão administrativa, o Grêmio adotará o SAP Business Suite, um conjunto de aplicações utilizado pelas maiores empresas do mundo. Ao que tudo indica, todos os departamentos do clube serão informatizados e todos os processos unificados.

"O Grêmio sempre busca a modernização do clube como um todo, inclusive da gestão administrativa", comentou a executiva de planejamento da equipe, Christina Muniz. Segundo ela, o objetivo do investimento é alcançar um alto nível de gestão e governança e tornar todos os processos transparentes.

Leia mais sobre a SAP e suas soluções:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.