Forbes lista dez tendências para comunicação corporativa em 2015

Por Redação | 17 de Dezembro de 2014 às 12h50

Na busca por potencializar a produtividade e a colaboração da força de trabalho, as empresas têm se dedicado a melhorar as soluções de comunicações entre funcionários. Tentando fazer com que o trabalho em conjunto possa ser desenvolvido com menos esforço e mais eficácia, meios tradicionais, como o e-mail, estão sendo questionados sobre sua capacidade de dar suporte adequado às novas formas de comunicações corporativa, enquanto soluções móveis ganham mais espaço no segmento.

A revista Forbes preparou uma lista com dez tendências que devem agregar mais valor à comunicação corporativa em 2015, visando que as empresas invistam em mais tecnologias que permitam colocar “a informação certa nas mãos certas, na hora certa”.

1 - Mensagens em tempo real no local de trabalho

Um item essencial para a vantagem competitiva e maior retorno financeiro das empresas será aproveitar o tempo hábil no local de trabalho. Para tal, formalidades adotadas no e-mail, por exemplo, tendem a desaparecer para que haja uma comunicação mais fluída, usando as soluções em comunicações móveis para dar suporte à maior agilidade na troca de informações.

2 – Business Inteligence

É esperado que no próximo ano as ações de business inteligence sejam mais voltadas aos funcionários. Usadas normalmente para otimização de desempenho e alocação de recursos em maior escala, as plataformas de BI normalmente não incluem as contribuições individuais dos funcionários e é esperado que elas possam chegar a esse nível mais granular do planejamento estratégico.

3 – Soluções leves

O uso de soluções leves e fáceis de implantar vai adicionar mais valor às empresas em 2015. Será necessário que as companhias sejam capazes de manter o ritmo de implantações de TI, com uma velocidade adequada à era mobile, que será possível por meio de integrações leves. O objetivo é que as soluções baseadas em nuvem ganhem força e eliminem a necessidade de consultores para realizar integrações, fazendo com que elas fluam com mais facilidade no ambiente corporativo.

4 – Soluções intuitivas

Empresas devem ouvir mais seus funcionários, em particular os voltados para as áreas móveis, para determinar as melhores soluções na gestão, priorizando aquelas mais simples e com ferramentas mais leves. Ouvindo os funcionários as empresas possuem mais chances de implantar soluções mais eficientes para as necessidades do empregado e que tornem o trabalho mais agradável e eficiente. Isso também deve influenciar a predominância de fornecedores de soluções intuitivas.

5 – Menor número de soluções

Os últimos anos têm sido marcados por uma extensa gama de soluções oferecidas aos funcionários na expectativa de que o maior número de meios permita mais agilidade. No entanto, a infinidade de fluxos e grande número de soluções tem tornado o trabalho mais complexo e difícil. Para o próximo ano, é esperado que as empresas diminuam o número de soluções disponíveis, mas valorizem as mais eficazes de acordo com o retorno dos próprios funcionários.

6 – Vida profissional separada da vida pessoal

Os trabalhadores vão optar por ter caixas de entrada separadas para as mensagens de trabalho e mensagens pessoais, em uma tentativa de separar os dois ambientes, em um cenário onde o hardware para ambos tem se unificado, como o smartphone. Isso será motivado pelo uso crescente dos recursos móveis no local de trabalho, onde executivos, profissionais de TI e trabalhadores em geral sentirão mais necessidade de controlar e gerenciar separadamente os conteúdos profissionais e pessoais.

7 – Uso corporativo dos chats

Está mais disseminada a ideia de que as redes sociais não apenas podem ser usadas como uma distração no trabalho, mas o uso em particular das ferramentas de chat tem chamado a atenção no ambiente corporativo. Mais empresas vão adotar o uso de mensagens instantâneas, como do chat do Facebook, para aprimorar sua comunicação interna, além de preparar os funcionários para essas ações.

8 – Trabalho colaborativo

Em 2015 as empresas estarão mais propensas a soluções que permitam que os funcionários trabalhem de forma colaborativa, ajudando uns aos outros nas soluções de problemas. A comunicação mais simples vai ajudar a ser posto em prática um compartilhamento mais fácil de conhecimentos, sem a necessidade de vias formais, como o e-mail. Esse relacionamento irá também melhorar a satisfação dos empregados no ambiente de trabalho.

9 – Home Office

A tendência é que o trabalho remoto (home office) continue crescendo nos próximos anos, no entanto, com as ferramentas adotadas para aprimorar a comunicação dentro das empresas, cada vez menos o trabalho remoto será tido como distante. Mensagens rápidas, uso de chats, conversas em grupo e chamadas instantâneas vão fazer com que os funcionários remotos se sintam próximos do escritório e dos colegas, mesmo trabalhando a distância.

10 – Menor tempo de treinamento em TI

O tempo gasto para treinar funcionários para o uso de soluções em TI será cada vez menor. Serão privilegiadas as alternativas que sejam de fácil implementação e mais familiares aos funcionários. Dessa forma as novas soluções necessitaram de menos tempo para serem postas em prática pela equipe, agregando mais valor ao serem facilmente manejadas pelos empregados.

Fonte: http://www.forbes.com/sites/michaeldefranco/2014/12/16/the-future-of-enterprise-communications-predictions-for-2015/

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