Faturamento do mercado de software de infraestrutura cresce 5,6% em 2013

Por Redação | 03.06.2014 às 10:16

O ano de 2013 foi positivo para o mercado mundial de software de infraestrutura de aplicações e middleware. Segundo a Gartner, o faturamento do setor cresceu 5,6% em comparação a 2012 e totalizou uma receita de US$ 21,5 bilhões.

As cinco empresas que mais aumentaram seu faturamento neste período foram a IBM, Oracle, Microsoft, Software AG e Tibco. Todas elas apareceram no ranking nos últimos três anos. Em 2013, a IBM manteve a primeira posição, com crescimento de 1,6%, em termos de dinâmica entre os fornecedores. Apesar disso, a Gartner afirma que, devido a pressão de fornecedores especializados, o desempenho dessas companhias tem sido cada vez mais misto.

Os mercados regionais mais fortes para essas companhias continuam sendo a América do Norte, com 44,3% da receita, e a Europa Ocidental (24,9%), seguidos pela Ásia/Pacífico (14%). O maior crescimento, no entanto, foi no Oriente Médio e África, com 13,5%.

Para o diretor de pesquisas da empresa de consultoria, Fabrizio Biscotti as organizações veem mais a necessidade do investimento em tecnologias de middleware impulsionadas principalmente pelos múltiplos modelos de entrega, a relação mais estreita entre tecnologias de governança e a convergência dos requisitos de aplicação e integração de dados.

O executivo também ressalta a importância de um modelo integrado de negócios, com o uso de tecnologias mais recentes, como a plataforma como serviço (PaaS), mensagens de baixa latência, redes de dados na memória e processamentos de eventos complexos. A exigência dessas tecnologias para um modelo eficiente de estratégia de negócio digital também tem sido responsável por impulsionar o crescimento do setor.

Entre os fornecedores de middleware é possível identificar uma diferenciação entre os modelos tradicionais com crescimento modesto e das companhias que tem apostado em software open source e provedores de PaaS que têm alcançado crescimento expressivo de até dois dígitos.