Faturamento do mercado de software de infraestrutura cresce 5,6% em 2013

Por Redação | 03 de Junho de 2014 às 10h16

O ano de 2013 foi positivo para o mercado mundial de software de infraestrutura de aplicações e middleware. Segundo a Gartner, o faturamento do setor cresceu 5,6% em comparação a 2012 e totalizou uma receita de US$ 21,5 bilhões.

As cinco empresas que mais aumentaram seu faturamento neste período foram a IBM, Oracle, Microsoft, Software AG e Tibco. Todas elas apareceram no ranking nos últimos três anos. Em 2013, a IBM manteve a primeira posição, com crescimento de 1,6%, em termos de dinâmica entre os fornecedores. Apesar disso, a Gartner afirma que, devido a pressão de fornecedores especializados, o desempenho dessas companhias tem sido cada vez mais misto.

Os mercados regionais mais fortes para essas companhias continuam sendo a América do Norte, com 44,3% da receita, e a Europa Ocidental (24,9%), seguidos pela Ásia/Pacífico (14%). O maior crescimento, no entanto, foi no Oriente Médio e África, com 13,5%.

Para o diretor de pesquisas da empresa de consultoria, Fabrizio Biscotti as organizações veem mais a necessidade do investimento em tecnologias de middleware impulsionadas principalmente pelos múltiplos modelos de entrega, a relação mais estreita entre tecnologias de governança e a convergência dos requisitos de aplicação e integração de dados.

O executivo também ressalta a importância de um modelo integrado de negócios, com o uso de tecnologias mais recentes, como a plataforma como serviço (PaaS), mensagens de baixa latência, redes de dados na memória e processamentos de eventos complexos. A exigência dessas tecnologias para um modelo eficiente de estratégia de negócio digital também tem sido responsável por impulsionar o crescimento do setor.

Entre os fornecedores de middleware é possível identificar uma diferenciação entre os modelos tradicionais com crescimento modesto e das companhias que tem apostado em software open source e provedores de PaaS que têm alcançado crescimento expressivo de até dois dígitos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.