Diretores Financeiros devem investir em BI e sistemas analíticos, aponta Gartner

Por Redação | 07 de Junho de 2013 às 10h20

Um estudo realizado pelo Gartner e pela Financial Executives Research Fundation (FERF) aponta que os investimentos em Business Intelligence (BI) e sistemas analíticos devem ser o foco de CFOs (sigla em inglês para Diretores Financeiros) até 2014. De acordo com a pesquisa, 15 dos 19 principais processos de negócios de empresas precisam de um maior suporte tecnológico, o que indica uma possível mudança na logística destes profissionais, que devem dedicar parte de seu orçamento aos gastos com TI.

De acordo com a pesquisa, as principais áreas de negócio que precisam de investimentos em TI são as que facilitam as tomadas de decisão (59%), seguidas pelo monitoramento contínuo de performance de negócios (50%) e pela colaboração e gestão de conhecimento (45%).

O resultado é alinhado com os obtidos nos últimos cinco anos, que mostravam que as empresas ainda estão trabalhando no progresso de BI e sistemas analíticos. Muitas das organizações de TI fizeram investimentos iniciais, mas estes costumam focar em táticas e não atendem a questões importantes, como a consistência de dados.

Do ponto de vista empresarial, é necessário que CFOs, equipes de finanças e especialistas em BI trabalhem em conjunto para que este tipo de investimento avance nas empresas. Caso CIOs (sigla em inglês para Diretores de Informática) não entendam a importância de tecnologias de BI, os CFOs devem patrocinar as inciativas até sem o envolvimento da equipe de TI. Para o Gartner, isso indica que, cada vez mais, o BI se torna uma responsabilidade do CFO e da área de negócios.

Ainda de acordo com a pesquisa, a influência e as funções de CFOs sobre a TI está crescendo nas empresas. Em 39% das organizações pesquisadas, as equipes de TI se reportam ao CFO atualmente. O resultado aponta para a importância de CFOs instruídos em tecnologia para as empresas. Também é essencial que CFOs e CIOs tenham entendimentos comuns de como alavancar as tecnologias empresariais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.