Bill Gates pode ser tornar o primeiro trilionário do mundo

Por Redação | 08 de Maio de 2014 às 19h03

Se você acha que 76 bilhões de dólares é muito dinheiro para uma pessoa só, imagine 1 trilhão da mesma moeda. Bill Gates, o homem mais rico do mundo (e o dono dessa pequena fortuna), pode atingir a marca de 1.000.000.000.000 de dólares em 25 anos, caso sua fortuna continue a crescer no ritmo atual, dizem analistas financeiros. Saiu no Business Insider.

Mas não apenas Bill Gates estará na lista dos felizardos. O banco de investimentos Credit Suisse acredita que dentro de duas gerações, existam 11 trilionários no mundo.

Além disso, teremos quase 1 bilhão de milionários, o que equivale a cerca de 20% da população adulta mundial atual, segundo o banco.

Atualmente os 11 homens mais ricos do planeta são, de acordo com a Forbes:

  1. Bill Gates, fundador da Microsoft
  2. Carlos Slim, mexicano magnata das telecomunicações (a Claro é dele)
  3. Warren Buffet, investidor
  4. Amancio Ortega, da Zara
  5. Larry Ellison, da Oracle
  6. Charles Koch, da Koch Industries
  7. David Koch, idem
  8. Christy Walton, do Wal-Mart
  9. Sheldon Adelson, dono de cassinos em Las Vegas
  10. Jim Walton, do Wal-Mart

Essa lista é muito dinâmica e muda constantemente, mas é bem provável que alguns desses nomes estejam entre os 11 futuros trilionários.

Mas nem todos concordam com essa previsão. Outros analistas acreditam que levará mais tempo para que vejamos esse salto no valor das riquezas, algumas gerações, e não somente duas. Segundo Oliver Williams, de uma consultoria londrina, isso pode acontecer em 50 anos, no mínimo, e não em 25. Segundo ele, o primeiro trilionário será provavelmente um investidor, criador de algo que mudará o mundo, como Bill Gates fez com o PC.

“Isso [que será criado] poderá ser uma solução para um problema global, como a falta de água potável, ou algo que o mundo não sabia que precisávamos, como o Facebook”, afirma William.

Além disso, ele acredita que o primeiro trilionário será alguém dos Estados Unidos, onde a acumulação de riquezas é mais aguda.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.