Bairro na Alemanha adota o uso de Bitcoins no comércio local

Por Redação | 14 de Maio de 2013 às 17h51
1000Heads

As moedas virtuais Bitcoins têm se mostrado uma solução ideal para transações online e no bairro Kreuzberg, em Berlim, os moradores decidiram criar uma economia local toda baseada em Bitcoins. Esta é a primeira região no planeta a adotar as Bitcoins como sua moeda local. As informações são do jornal The Guardian.

O bairro é mundialmente conhecido por reunir centenas de ativistas políticos e imigrantes, que costumam protestar contra as instituições governamentais e bancárias. Com base nesse cenário, a adoção das moedas virtuais se deu de forma simples e, claro, se mostrou muito prática para a conclusão de compras em supermercados e até em pagamentos em restaurantes e bares.

Com a introdução das Bitcoins, os pagamentos são feitos com o auxílio de smartphones que têm aplicativos instalados que funcionam como carteiras digitais e, segundo uma pesquisa local, a maioria das pessoas que topou aderir ao uso das moedas virtuais considera os bancos pouco confiáveis, principalmente, depois da crise econômica europeia que afetou muitas instituições financeiras.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

"É uma maneira mais fácil de pagamento digital do que os cartões de crédito, o que me custa muito dinheiro no meu negócio e que sou obrigada a assinar um contrato por anos", afirmou Florentina Martens, proprietária de um café no bairro de Kreuzberg. Além da praticidade das Bitcoins, os moradores afirmam que o que mais os atrai nas moedas virtuais é o fato do dinheiro ser transferido automaticamente e não existir a cobrança de taxas adicionais para o seu uso.

Leia também: Caixa eletrônico em miniatura permite troca de dinheiro por Bitcoins

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.