Apple compra Topsy, empresa de social analytics do Twitter

Por Redação | 03 de Dezembro de 2013 às 11h51
photo_camera Divulgação

A Apple adquiriu recentemente a Topsy, empresa de social analytics que é especializada em conversas no Twitter. Segundo o The Wall Street Journal, o negócio custou à empresa de Cupertino mais de US$ 200 milhões.

A Topsy é uma das poucas companhias que tem acesso ao firehouse do Twitter, isto é, todos os tweets do microblog armazenados desde 2006. Atualmente, a média de tweets por dia é de 500 milhões. Além disso, a Topsy mede dados como a frequência de um termo, a exposição de um evento ou campanha, além de pessoas mais influentes da rede social.

Mas esta não é a primeira vez que a Apple adquire uma startup. A empresa da maçã já comprou a HopStop, Locationary, Chomp e mais recentemente, no mês passado, o PrimeSense, companhia responsável pelo sensor do Kinect, do Xbox.

Porém, se no caso do PrimeSense a razão é mais clara, como implantar a tecnologia em produtos, no caso da Topsy, o futuro é incerto. Ainda de acordo com o WSJ, os dados extraídos pela Topsy poderiam ser utilizados no iTunes Radio (que já possui integração com o Twitter Music) ou ainda no iAd, destinado a anunciantes.

O Journal entrou em contato com um porta-voz da Apple, que confirmou a aquisição, mas não a comentou. "A Apple compra empresas de tecnologia menor de tempos em tempos, e nós geralmente não discutimos nossos propósitos ou planos", afirmou.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.