Após nomeação de Nadella como CEO da Microsoft, Bill Gates deixa presidência

Por Redação | 04.02.2014 às 20:32
photo_camera Divulgação

Após a recente nomeação de Satya Nadella como o novo CEO da Microsoft nesta terça-feira, 4, uma segunda mudança drástica na diretoria executiva é anunciada. Bill Gates, co-fundador da empresa, renunciou à presidência do conselho administrativo e, agora, assume o cargo de Fundador e Assessor de Tecnologia. Quem entra em seu lugar é John Thompson, membro do conselho desde 2012.

Gates não deixará de compor o conselho, no entanto, em seu novo cargo, ele deixará de dedicar boa parte do seu tempo com funções administrativas e poderá se envolver mais no desenvolvimento e direcionamento de tecnologia e produtos, como a tecnologia de nuvem e móvel. Em um vídeo publicado com o anúncio, Gates sinaliza que um terço de seu tempo será dedicado para acompanhar grupos de produtos novos.

O novo cargo de Gates vem com incertezas e especulações do público, que questiona se houve uma pressão externa para sua saída da presidência e se esse interesse em uma posição mais ativa no desenvolvimento tecnológico da empresa é genuína. A exposição dele à frente do desenvolvimento de tecnologia e produtos da Microsoft sugere um possível vínculo de sua imagem à marca, como Steve Jobs se tornou a cara da Apple.