90% dos clientes recomendam uma marca após interagir com elas em mídias sociais

Por Redação | 10.07.2013 às 10:25

Um novo estudo realizado pela Internet Advertising Bureau (IAB) e divulgado pelo Business Insider descobriu que 90% dos consumidores recomendam uma marca depois de interagir com elas por meio das mídias sociais.

O estudo apontou que as mídias sociais podem influenciar no Retorno sobre Investimento (ROI), incentivar a participação dos consumidores e aumentar a fidelidade à marca. A pesquisa coletou mais de 4.500 respostas obtidas nas páginas das redes sociais de marcas como Heinz, Kettle e Twinings durante um período de dois meses.

Os resultados mostraram que quatro em cada cinco consumidores estão mais inclinados a comprar um produto ou serviço de uma marca após ter contato com seus meios de comunicação sociais, com 83% dos pesquisados dizendo que ficariam felizes em fazer testes dos produtos da empresa em tais circunstâncias.

"O estudo da IAB mostra que, ao tentar criar conexões emocionais mais profundas com os consumidores, a mídia social é um canal essencial para as marcas. Isto não é surpreendente, pois a mídia social é o único canal onde é possível que marcas e consumidores tenham conversas significativas de duas vias", explica Kristin Brewe, diretora de marketing e comunicação do IAB.

A pesquisa também mostrou que as empresas não devem ter medo de expor seus produtos nas mídias sociais para atingir seus objetivos, afinal esses meios de comunicação com os consumidores têm o poder de transformar clientes em verdadeiros fãs da marca. "Ao fazer as pessoas amarem, e não apenas 'curtirem' a sua marca, você está mais propenso a conduzir futuras compras e aumentar suas vendas", disse Ian Ralph, responsável por conduzir a pesquisa.