7 desafios para empreendedores digitais

Por Colaborador externo | 19 de Outubro de 2015 às 07h58

Por Cristiano Kanashiro*

Largar um emprego estável para criar um novo negócio digital é uma decisão corajosa, que exige reflexão e seriedade. Ser um empreendedor é um sonho profissional de muitas pessoas, mas para chegar ao sucesso vários desafios precisam ser superados. A partir de experiências próprias, reuni algumas dicas para orientar aqueles que estão criando agora o seu próprio negócio e enfrentam os primeiros obstáculos:

1. Saiba qual é seu investimento

A primeira vez que planejei investir em uma startup mobile em 2007 eu acreditava tanto que larguei o meu emprego pois tinha certeza de que o sucesso viria rápido. Um grande erro na época, mas um enorme aprendizado. Antes de decidir abrir um negócio na área digital, é importante saber o quanto você pretende investir e como irá investir. O ideal é iniciar a concepção da ideia e execução atuando em uma empresa e após o expediente fique focado no novo negócio. Não aconselho sair de um emprego estável para iniciar um projeto, a não ser que você possua recursos ou investidor para sustentá-lo por um bom tempo. Outra boa opção é iniciar os investimentos com pessoas do mercado que acreditam no seu projeto e serão seus futuros sócios.

2. Prepare-se para enfrentar o novo e aprender

Pelo menos no início, você vai se deparar com tarefas que não gosta ou não está acostumado a fazer. Isso vai desde gerenciar uma página no Facebook, planilhas até emitir nota fiscal, fazer cobranças e ser o CEO da empresa. Da mais simples a mais complexa, cada tarefa será uma excelente fonte de aprendizado. Mas é preciso ser flexível e paciente para cumprir bem as novas atribuições.

3. Cuidado com os conselhos

As pessoas possuem perfis e valores diferentes. Geralmente, os empreendedores são desbravadores e dispostos a correr riscos. Por outro lado, é natural que familiares e amigos se preocupem com sua estabilidade e segurança, o que pode gerar um conflito de interesses. Procure conversar com outros empreendedores que já passaram por essa fase inicial. Justamente por terem vivenciado essa experiência, eles poderão dar os melhores conselhos.

4. Errar faz parte do processo

Não se alcança o sucesso sem antes conhecer o fracasso. Todos nós vamos errar em algum momento, não há como fugir disso. No entanto, é preciso entender que o erro é uma peça fundamental para atingir o sucesso. Para isso, é preciso identificar e admitir a falha, tirar aprendizados com o erro e se fortalecer para enfrentar as próximas etapas.

5. Pessoas são a chave do negócio

Mais do que ideias, tecnologias, ferramentas e métodos, a base de todo negócio são as pessoas. Procure profissionais competentes e mantenha sua equipe sempre motivada. Esteja atento também para recrutar pessoas que agreguem e tenham conhecimentos complementares. Se você é um bom técnico, provavelmente precisará de um profissional com foco em negócios, por exemplo.

6. Valorize seu trabalho

Para entrar no mercado e conquistar os primeiros cases, alguns empreendedores realizam projetos sem custos, ou vendem seus produtos a um valor muito inferior aos concorrentes. Evite seguir esse caminho, ainda mais no início do negócio. Quando iniciei fiz alguns projetos acreditando em uma grande parceira, já fazem 6 anos e continuo aguardando. O seu trabalho tem valor, se você não cobrar o que merece será difícil aumentar o preço depois. É claro que, em alguns casos, é possível fazer um “piloto”, mas sempre defina regras e metas a serem atingidas.

7. O mundo mudou

A forma de consumir mudou, hoje os clientes não procuram somente produto ou serviço pela internet, mas sim novas experiências. É importante oferecer outros diferenciais para aqueles que não estão acostumados a consumir no mundo digital. Procure entender o que o seu cliente valoriza e mostre a ele as vantagens e facilidades que você pode garantir.

* Cristiano Kanashiro é CEO e fundador da Kanamobi, empresa especializada em negócios mobile. Formado em publicidade e com mais de 17 anos de experiência no mercado de publicidade e mobilidade, Kanashiro já conquistou renomados clientes, como Pernambucanas, Hypermarcas e Ajinomoto do Brasil, para a Kanamobi.

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