4 dicas para anunciantes performarem bem com afiliados

Por Colaborador externo

Por Patrícia Matho*

O mercado de publishers vem crescendo a cada ano no país. Segundo dados da Afiliados Brasil, atualmente existem cerca de 75 mil afiliados que realizam, no mínimo, uma venda por mês no país. Apesar de promissor, o segmento ainda representa uma parcela pequena, de 3,5 a 5%, das intermediações no comércio eletrônico.

Para se ter uma ideia do potencial do mercado, nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 23% de todas as vendas realizadas pela Internet no país passam pelo intermédio de algum afiliado, de acordo com a Affiliate BenchMarks.

Neste modelo, as marcas conseguem direcionar melhor a publicidade, aumentar suas vendas e pagar apenas por performance. Mas para que os dois lados sejam bem sucedidos, vale investir em ações para gerar um maior engajamento dos afiliados:

1. Promova rallys entre seus afiliados. Alguns anunciantes já realizam esse tipo de ação motivacional, que consiste em aumentar comissões em determinadas datas ou oferecer prêmios extras, como viagens ou aparelhos eletrônicos, para os que venderem mais. Os resultados são sempre positivos.

2. Realize eventos para aumentar o conhecimento dos publishers. Ainda segundo a Afiliados Brasil, cerca de 53% de todos os afiliados do país entendem muito pouco sobre o mercado em que atuam. Por isso, é de extrema importância promover eventos educativos para auxiliar seus publishers a entender melhor sobre o mercado.

3. Ofereça descontos ou produtos exclusivos para determinados afiliados. Alguns sites vendem mais que outros e é fundamental privilegiar quem compra por meio desses portais. Uma boa dica é oferecer mais desconto ou um produto exclusivo para quem compra por meio de um determinado afiliado. Isso é vantajoso para o publisher, que vende mais e para o consumidor, que compra seus produtos por um preço mais baixo.

4. Disponibilize conteúdo aos publishers que mais vendem para você. A lógica é simples: se o site em que você anuncia tiver um bom conteúdo e trouxer sempre novidades, será mais acessado e as chances de sua empresa vender mais são bem maiores. Oferecer bons materiais para os melhores portais é uma forma de privilegiar quem sempre te ajuda a faturar.

*Patrícia Matho é formada em Administração de empresas pela Universidade Católica do Uruguai e, atualmente, é Head de Vendas de Publicidade na zanox, agência de afiliação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.