Estudo: 25% das empresas serão prejudicadas por incompetência digital

Por Redação | 02.10.2013 às 11:20

Segundo previsão da consultoria Gartner, 25% das empresas perderão competitividade até 2017 por incompetência digital. Grande parte dessa perda será dada pela migração de profissionais talentosos para outras companhias com estratégias digitais mais promissoras.

O Gartner informa que 90% das empresas entrevistadas afirmaram que funcionários qualificados poderão determinar o sucesso ou a falência de companhias no futuro. "Na próxima década, as empresas vão passar do processo de usar a tecnologia apenas para automatizar processos para torná-la um fator de geração de receita, aumento de parcela de mercado e busca por clientes", disse Diane Morello, vice-presidente de gerenciamento do Gartner. "Quando as empresas têm essas metas em mente, os negócios digitais se tornam realidade."

Ela também afirmou que uma pesquisa recente revelou que um em cada dois executivos considera negócios digitais como estratégia central ou parte dela. "A demanda está crescendo para a introspecção em negócios digitais, especialmente entre os CEOs e CIOs, que temem que suas empresas possam estar ficando para trás diante dos novos modelos de negócios e oportunidades competitivas. A preocupação é justificada: negócios digitais irão se concentrar quase que exclusivamente em novas fontes de receitas derivadas de novos produtos, serviços, canais e informações para novos clientes e grupos", declarou Diane.

O Gartner entrevistou executivos de 151 companhias para realizar o estudo.