10 desafios mentais do MTB que ajudam na preparação de empreendedores de sucesso

Por Fernando D´Angelo | 16 de Junho de 2015 às 15h28

MTB é a sigla para Mountain Bike, ou ciclismo de montanha. Trata-se daquele ciclismo praticado em meio à natureza, com bicicletas grandes e pesadas, pedaladas lentas, subidas e descidas intermináveis.

Mas por que atrelar empreendedorismo ao MTB? Porque você será colocado frente a frente com desafios mentais muito próximos aos enfrentados quando estamos empreendendo, o que poderá nos preparar para essas situações:

1- Ambiente desconhecido: mesmo tendo passado inúmeras vezes por um determinado caminho, as chances de mudanças e acontecimentos não previsíveis e não controlados são grandes. Essas variáveis não controláveis são relativas à força da natureza no caso do MTB, e no empreendedorismo são relativas à economia, política, mercado, etc.

2- Necessidade de Planejamento: o MTB exige planejamento prévio, assim como montar um negócio. Mas as chances de tudo acontecer conforme o script são muito pequenas e sempre acontecerá algo de forma diferente. É nessas horas que vemos o valor do planejamento, pois apesar de não ter dado certo, o exercício prévio de futurologia que fomos obrigados a fazer nos fez analisar fatores de risco e pensar em possíveis caminhos alternativos.

3- Improviso: uma boa dose de improviso é necessária durante a pedalada, ou melhor, durante a empreitada. Como nem tudo acontece conforme o planejado, saber improvisar em momentos decisivos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

4- Espírito aventureiro: por tudo o que foi citado acima, é necessário espírito aventureiro. A satisfação do empreendedor vem de percorrer o caminho, e não de chegar ao objetivo. Se não for assim, o caminho se torna chato e longo, e desistir começa a ser uma alternativa já nas primeiras dificuldades.

5- Propósito: no MTB, pedalar é só a forma de locomoção. Na verdade, nosso propósito é conhecer lugares novos, enfrentar as adversidades da natureza, superar os próprios limites, sentir a adrenalina de uma aventura. Esse é o fator motivador, que nos faz gostar de pedalar independentemente dos obstáculos. Crie um propósito para o seu negócio e sempre terá um fator motivador e uma direção a seguir nos momentos de dificuldades, dúvidas e incerteza.

6- Persistência: há uma enorme quantidade de eventos nos impedindo de evoluir na velocidade desejada e nos tirando da rota planejada. Mentes persistentes encaram essas situações como aprimoramento estratégico. Os demais encaram como uma lista de motivos para desistir.

7- Avaliação de Riscos: no MTB sempre procuramos novos desafios: uma rampa mais alta, uma descida mais íngreme, um pedal mais longo. Mas a decisão de enfrentá-los só é tomada após avaliarmos os riscos envolvidos. Essa análise coloca em pauta o que pode dar errado e como poderíamos contornar esses problemas. Quando estamos empreendendo passamos por situações similares: desenvolver uma tecnologia nova, procurar um novo mercado a ser explorado, ampliar ou não instalações, entre outras. O cenário é outro, mas o exercício mental de análise e tomada de decisão é igual.

8- Aprender com os erros: errar é parte do processo de aprendizado. Em MTB, a evolução da técnica é obtida através de tentativa e erro. O mesmo acontece ao empreender, onde em momentos de dúvida e incerteza muitas vezes é mais rápido e barato entrar no ciclo “Erre rápido e evolua” do que fazer estudos e mais estudos para tentar não errar nunca.

9- Paciência: há momentos em que precisamos ter muita paciência. É parte do jogo. No MTB você aprende a ser paciente nas grandes subidas. Saber identificar as grandes subidas na jornada empreendedora e ter paciência nessas horas é fundamental.

10- Controle e ousadia: para toda subida existe uma descida. No MTB, essa é a parte divertida, onde velocidade, técnica, adrenalina e êxtase se misturam, e exige controle e ousadia ao mesmo tempo. Quando o negócio começar a deslanchar, você terá que decidir quando é hora de estar no controle da situação e quando é hora de ousar.

Pratique MTB e seja um empreendedor melhor do que você já é.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!