Windows XP: Google dará suporte ao sistema até o fim do ano

Por Redação | 17.04.2015 às 14:05
photo_camera Divulgação

Em uma boa notícia para os usuários, o Google anunciou uma extensão de alguns meses no período de suporte do Chrome para Windows XP, que agora deve receber atualizações até dezembro. O prazo original acabaria no final de abril, mas sem explicar a decisão, a empresa anunciou que os usuários do navegador terão mais alguns meses para receber novas funções e melhorias de segurança no software.

O grande número de usuários que ainda estão na plataforma deve ser o grande fator para essa mudança. Principalmente no mercado corporativo e em países asiáticos – dois segmentos bastante importantes, para não dizer essenciais, para qualquer empresa que esteja no segmento de PCs –, a antiga versão do sistema operacional ainda é bastante usada. Enquanto isso, analistas já enxergam uma retração no setor, interpretando o movimento negativo por meio de uma ideia de que quem iria fazer o upgrade para novas edições já o fez, e aqueles que ainda estão no XP não devem sair de lá tão cedo.

A Microsoft, fabricante da plataforma, encerrou o suporte ao bom e velho sistema operacional no ano passado, e desde então não lança nem mesmo atualizações de segurança para o sistema. É uma situação que representa a evolução do mercado de tecnologia, na medida em que a companhia se foca nas plataformas mais modernas, mas ao mesmo tempo também pode transformar uma parcela dos usuários em alvos de ataques, uma possibilidade que acaba sendo minimizada pela decisão de empresas como o Google.

Outro motivo apontado para justificar a extensão seria a chegada do Windows 10, marcada para o começo do segundo semestre. A gigante das buscas pode pensar que o lançamento poderia provocar um novo êxodo para o sistema operacional, principalmente quando se leva em conta que o upgrade será gratuito para usuários das edições 7 em diante. Assim, os usuários do Chrome no XP estariam protegidos até bem depois dessa migração, fazendo uma transição segura e garantindo a exportação correta de seus dados e configurações.

Mesmo assim, vale lembrar que, a partir do fim do suporte, não há muito mais que se possa fazer. Por mais que seja mais fácil para o Google continuar trabalhando no Windows XP do que para a Microsoft, por exemplo, eventualmente todas as companhias precisarão seguir adiante. Os usuários do Chrome na plataforma podem ficar tranquilos por mais algum tempo, mas também precisam começar a andar para frente.

Até o fim do suporte, tudo continua como está. Os updates serão liberados gratuitamente e aplicados no navegador de forma automática, caso ele esteja configurado desta maneira. O Google não comentou sobre possíveis funções que chegariam apenas às versões mais novas, como normalmente acontece nesse tipo de caso, com apenas atualizações de segurança chegando aos sistemas mais antigos.

Fonte: PC World